Terminei de Ler: The Heart of Betrayal


The Heart of Betrayal
Série: Crônicas de Amor e Ódio # 2
Autora: Mary E. Pearson
Tradutora: Ana Death Duarte
Páginas: 400
Dimensões: 16 x 23 cm
Editora: DarkSide Books
Limited Edition (capa dura)


Em The Heart of Betrayal — Crônicas de Amor e Ódio v.2, Lia e Rafe estão presos no reino barbárico de Venda e têm poucas chances de escapar. Desesperado para salvar a vida da princesa, Kaden revelou ao Vendan Komizar que Lia tem um dom poderoso, fazendo crescer o interesse do Komizar por ela.


Enquanto isso, as linhas de amor e ódio vão se definindo. Todos mentiram. Rafe, Kaden e Lia esconderam segredos, mas a bondade ainda habita o coração até dos personagens mais sombrios. E os Vendans, que Lia sempre pensou serem selvagens, desconstroem os preconceitos da princesa, que agora cria uma aliança inesperada com eles. Lutando com sua alta educação, seu dom e sua percepção sobre si mesma, Lia precisa fazer escolhas poderosas que vão afetar profundamente sua família... e seu próprio destino.



The Heart of Betrayal é o segundo livro das Crônicas de Amor e Ódio. A resenha do primeiro livro The Kiss of Deception encontra-se aqui.

ATENÇÃO: Esta resenha contém spoilers de the Kiss of Deception. Se você não leu o primeiro livro da série recomendo que pare de ler agora. Depois não diga que não foi avisado!

 Se você, assim como eu, quase teve um ataque quando percebeu que The Kiss of Deception acabou "do nada", deixando a história pela metade, vai gostar de saber que The Heart of Betrayal continua do mesmo ponto.

Encontramos Lia, Kaden e Rafe chegando em Venda, onde Lia e Rafe são feitos prisioneiros (quem leu The Kiss of Deception já sabe que Kaden é o Assassino). Cada um deles tenta convencer o Komizhar de que pode ser-lhe útil e que é melhor não matá-lo imediatamente, infringindo um dos 'princípios' de Venda: Venda não faz prisioneiros.

Rafe tenta convencer o Komizhar de que é um emissário do príncipe de Dalbreck, dizendo que a saúde do rei não é das melhores e propondo um vantajoso acordo entre os reinos assim que o atual príncipe se tornar rei de Dalbreck. Acordos vantajosos interessam ao Komizhar e ele decide deixar Rafe vivo por hora, enquanto se certifica das reais condições de saúde do rei de Dalbreck.

Lia terá que usar toda a sua inteligência e coragem para tentar não ser descartada imediatamente, pois o Komizhar deixa claro que o dom dela não lhe interessa. Com sua língua afiada, ela não sobreviveria muito tempo ali se o Komizhar não tivesse muito sangue frio e todos os movimentos controlados. Assim como Rafe, Lia percebe que o Komizhar é uma pessoa ambiciosa, sedenta por poder e que a única coisa que a manteria viva ali seria a possibilidade dele conseguir mais poder. Com um pouco de sorte e coragem, ela aprende a 'jogar' esse jogo e mostra-se uma peça importante para os planos do comandante.

Rafe e Lia são ambos prisioneiros, mas suas situações são diferentes. Enquanto Lia é mantida sob os cuidados de Kaden (o que para ela é melhor, já que não pode confiar que nenhum outro vendano a atacaria), Rafe é um prisioneiro 'comum', daqueles que até apanham quando são jogados em suas celas. Felizmente com o tempo a situação de ambos começa a mudar e eles ganham mais liberdade para circular pelo Sanctum (o centro do poder em Venda, como seria o castelo real em outros reinos), embora sempre sob vigilância.

A principal questão neste livro é se Lia e Rafe conseguirão sair com vida de Venda, já que todas as portas lhes parecem literalmente fechadas. Um desafio para a inteligencia e as habilidades guerreiras de ambos, mas mais ainda para a fé e confiança em si mesmos e em seus amigos.

O clima do livro todo é sombrio e a tensão no ar é perceptível. Algo grande está se aproximando é o que todos dizem, e ficamos na expectativa disso a maior parte da história. Apesar de alguns momentos mais tensos ou com um pouco mais de ação no decorrer na história, a narrativa é linear, e apenas nas últimas páginas temos um grande plot twist, mas isso não deixa o livro chato. Ao contrário, toda a tensão do início contribui para que o desfecho seja ainda mais impactante.

Assim como no primeiro livro, conhecemos a história através do ponto de vista de Lia, Kaden, Rafe e Pauline, apesar desta última ter pouquíssimos capítulos neste livro. As descrições de lugares, pessoas e sentimentos continuam presentes e objetivas neste livro apesar de eu achar que desta vez foram utilizadas algumas palavras mais pesadas e até complicadas (ou mais específicas deste tipo de fantasia). Nos vemos cercados por ameias e engodos, o que contribuiu para que a leitura se tornasse um pouco mais lenta mas de forma alguma maçante. Esse é o tipo de livro que conforme a leitura avança os cenários tornam-se mais vívidos e, se você já assistiu Game of Thrones ou Outlander, é impossível não notar semelhanças e imaginar algumas situações como as dessas séries.

Enquanto The Kiss of Deception não atingiu plenamente minhas expectativas, provavelmente devido à divulgação massiva, The Heart of Betrayal foi uma grata surpresa. Com uma grande quantidade de tensão durante todo o livro e muita ação no final, deixa-nos sedentos por continuar a leitura com o próximo livro.

Notas: Capa 5/5; Ideia 4/5; Personagens 4/5; Desenvolvimento 4/5, Conclusão 4/5; Revisão 4/5

QUOTES
"Mentiras teriam que ser contadas. Confianças, conquistadas. Limites desagradáveis, cruzados"

"E cristav unter quinnad
(Um sacrificio sempre lembrado)
Meunter ijotande
(Nunca esquecido)
Yaveen hal an ziadre
(Nos vivemos mais um dia)
Paviamma"



"Que os deuses lhe concedam um coração quieto, olhos pesados e que os anjos guardem sua porta."



Este post participa da II DarkSeason + Top Comentarista. Deixe seu comentário para concorrer à um livro da editora Darkside. Boa sorte!

5 comentários

  1. A história desse livro é muito cativante. Nesse segundo volume podemos conhecer Venda nos mínimos detalhes, já que ele se passa todo lá praticamente. Gostei de ver os personagens evoluindo, todos agindo de uma forma mais inteligente. O triângulo amoroso entre Lia, Rafe e Kaden fica mais evidente nesse livro. Pra quem leu o primeiro, não pode deixar de ler esse!!

    ResponderExcluir
  2. Assim que terminei de ler The Kiss of Deception ,também quase tive um ataque quando a história terminou do nada.
    Estava viciada na leitura e fiquei super curiosa em continuar a aventura.
    E pela resenha vejo que muitas surpresas me aguardam .Assim como também muita ação e aventura . Que na minha opinião é o ponto forte da trama.
    Fico aqui também curiosa com o triângulo amoroso. Ainda nem sei por quem torcer.🤔

    E quanto a capa,sem palavras. Linda!

    ResponderExcluir
  3. Li a sinopse e o comecinho da resenha e então parei! Não ainda The Kiss of deception, mas sempre tive vontade de ler. No começo pensava que era um livro único e depois percebi que me enganei, tem mais dois com capas maravilhosas. Depois que ler prometo comentar o que achei.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe!
    Ah, que enredo e personagem mais cativantes. Fiquei meio perdida por não conhecer direito a história, mas só de saber que tem um clima todo sombrio já me conquistou.
    Que bom que o livro te conquistou mais que o primeiro, eu já sei que irei amar!
    Ah, o primeiro quote que você escolheu, eu adorei, combina com o livro!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá ;)
    The Heart of Betrayal foi uma surpresa mesmo. O primeiro livro foi bom, mas esse segundo superou e muito minhas expectativas. Adorei a interação da Lia em venda e com o Komizar, ela aprendendo a língua deles e seus costumes.
    Só de ler sua resenha já deu vontade de reler a trilogia S2
    Bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo