Terminei de Ler: Amityville


Amityville
Autor: Jay Anson
Páginas: 240
Idioma: português
Editora: DarkSide Books

Depois de passar algumas décadas fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue no subúrbio de Nova York finalmente abre as portas para os leitores da DarkSide® Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos.

Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975 e o começo de janeiro de 1976, Amityville é um dos livros mais aguardados pelos leitores da Caveirinha. Por isso mesmo, muito mais do que dar apenas aquela demão de tinta, a DarkSide® Books vai fazer uma reforma completa na casa, apresentando a sombria construção em detalhes, do quarto secreto no porão às verdadeiras manchas nas portas e nas paredes escondidas pelas tintas do tempo — tudo exatamente como aconteceu, com todos as entidades e vozes que habitaram o sótão, o porão e demais cômodos da casa —, em uma edição assustadora e com o cuidado quase sobrenatural da editora mais dark do Brasil. Adaptada várias vezes para o cinema e contando também com diversos spin-offs, a história de Amityville hoje é amplamente conhecida e é considerada um dos mais importantes relatos sobre casas mal-assombradas da cultura popular.




Encerrando nossa II Darkseason, trago hoje para vocês minhas impressões sobre Amityville.
Eu já tinha lido esse livro há alguns anos, em uma daquelas cópias em pdf que você baixava ilegalmente na internet e nunca sabia se o livro era o 'original' ou uma adaptação, fanfic, etc, por isso, dessa vez optei por ler a edição física, publicada pela Editora Darkside.
Confesso que a lembrança que eu tinha desse livro me deixava mais assustada do que agora com a releitura. Não sei se foi por eu já conhecer a história e como ela termina, ou por ter lido mais alguns livros de terror nesse meio tempo, mas o fato é que essa releitura não me impressionou muito.

A história - A família Lutz, depois de muito tempo procurando, finalmente encontra a casa perfeita: grande, com 6 quartos em 3 andares, porão, piscina aquecida e casa de barcos, em ótima vizinhança e custando apenas 80 mil dólares. Quando souberam da chacina que havia ocorrido ali pouco tempo antes e da alegação do assassino (que foi influenciado por forças malignas que habitavam a casa e ouviu vozes), não pensaram 2 vezes e responderam logo: Não somos supersticiosos
Assim, dia 18 de dezembro de 1975 a família composta de pai, mãe e 3 filhos com idades entre 5 e 9 anos mudava-se para sua nova casa. Logo na primeira noite ali, coisas estranhas começam a acontecer. A filha mais nova arruma um amigo imaginário, objetos se movem sozinhos, moscas que ficam sempre no mesmo cômodo, cheiros misteriosos que aparecem e desaparecem de repente, o pai não consegue se manter aquecido em nenhum lugar da casa, e até a presença de outras pessoas são sentidas, mas a família parece não se importar e continua tentando agir com naturalidade. Chega a ser irritante a sua inércia, beirando o bizarro, o fato de ninguém se incomodar com as coisas estranhas que acontecem desde o primeiro dia lá. Felizmente tudo tem um limite e a família Lutz encontra o dela 28 dias mais tarde.

Os fatos - desde o início somos alertados que todos os fatos narrados são reais, que o livro foi escrito por um jornalista, o prefácio por um reverendo e logo no início temos também as plantas do terreno e da casa. Tudo muito real, muito detalhado, muito reiterado, muito... difícil de acreditar que tudo que está no livro realmente ocorreu. Talvez se não houvesse tanta insistência, tanto na escrita quanto no comportamento da família, ou então tudo isso tivesse sido descrito de outra forma, poderíamos colocar mais credibilidade, mas da forma como é apresentado fica difícil de acreditar, pelo menos depois que você lê uma segunda vez. Em certo ponto comecei a me perguntar: "Sério mesmo que depois disso vocês vão continuar aí?".
O que realmente ocorreu foram os assassinatos na família DeFeo. A polícia encontrou os corpos e o assassino foi julgado e condenado. A casa ainda existe e é possível encontrá-la até pelo Google Maps. Todo o resto pode ser verdade tanto quanto pode ser invenção do escritor.

Se vale a pena a leitura? Depende. O que você espera desse livro? Uma narrativa bem construída, com acontecimentos e comportamentos coerentes? Então talvez não. Mas uma leitura despretensiosa, pra 'passar um medinho' ou pelo menos passar o tempo, e porque não, até comparar com o filme, então, aproveita. O livro não é longo e é bem rápido de ser lido, podendo ser concluído no mesmo dia até, se você tiver tempo.

O Filme - Se você tiver curiosidade, o filme  Horror em Amityville, de 2005, é talvez a adaptação com história mais semelhante à do livro. Não é igual, tem muitos acontecimentos diferentes, especialmente o final, mas mesmo assim, é interessante. Não gosto de adaptações diferentes da obra adaptada, mas se você não se incomoda com isso, vale a pena assistir, pois ele dá até um pouquinho mais de medo do que o livro.

Notas: Capa 5/5; Ideia 4/5; Personagens 2/5; Desenvolvimento 2/5, Conclusão 3/5; Revisão 4/5


Este post participa da II DarkSeason + Top Comentarista. Deixe seu comentário para concorrer à um livro da editora Darkside. Boa sorte!

4 comentários

  1. Esse é um livro que está na minha lista, já assisti o filme Horror em Amityville e queria ler o livro para comparar. A historia dessa casa e o que aconteceu com os Defeo já é motivo para não morar nela, mas os Lutz arriscaram e deu no que deu. Se fosse eu, no primeiro dia de coisas estranhas acontecendo, já iria embora, sem dúvidas!! Tenho muita curiosidade de le-lo, já que é baseado em fatos reais.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de acreditar que todos esses fatos que aconteceram com a família,tenha sido irreal ; Levados a imaginar certos acontecimentos,pelos assassinatos ocorridos no local.Tenho vontade de ler.
    A Tragédia ocorrida na casa anos antes, que para mim foi um verdadeiro terror.
    Mas apesar da minha descrença,tenho vontade de adquirir o livro.
    Só de ver a capa dá um certo arrepio...
    Parabéns para a editora!💀
    Bem, talvez o autor consiga me impressionar. 👻

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe!
    Nossa, eu acreditava que o livro seria maravilhoso! Terror não é fácil de escrever, e quando os acontecimentos beiram o inimaginável fica fácil se desprender da leitura por acreditar não ser fatos reais!
    Ainda quero ler o livro, principalmente por conta da edição que está linda, espero que pra uma primeira leitura eu tenha outra impressão da obra.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Olá ;)
    Esse livro parece maravilhoso, a Darkside arrasando como sempre!
    Adorei a história da casa e de como os personagens chegaram nela, e vou ver se consigo o livro nessa Black Friday, para poder assistir o filme no netflix!
    Vou ler de forma despretensiosa como você disse, e não esperar muito. Obrigada pelas dicas ;)
    Bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo