Terminei de Ler: O Mundo de Gelo e Fogo Parte 1

O Mundo de Gelo e Fogo Parte 1: História Antiga 
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya 
Páginas: 336
Capa dura
Dimensões: 30,8 x 23,2 x 4 cm
Peso: 1,8 kg (dá até para fazer levantamento de peso

Tudo o que você sempre quis saber sobre Westeros e tinha medo de perguntar a George R. R. Martin

A saga dos personagens de Crônicas de Gelo e Fogo não começou com as disputas pelo trono de ferro. Este Guia inédito e ricamente ilustrado reúne um amplo material inédito que se estende desde a Era da Aurora até a Era do Heróis; a partir da vinda do primeiros homens até a chegada de Aegon, o Conquistador; da conquista de Aegon do Trono de Ferro até a Rebelião de Robert e da queda do Rei Louco, Aerys II Targaryen, o que tem causado as "atuais" lutas dos Starks, Lannisters, Baratheon e Targaryen.

Esta edição de luxo traz também informações e detalhes preciosos sobre todas as casas dos Sete Reinos e as cidades além do Reino do Pôr do Sol, e a árvore genealógica dos Targaryen e Starks.

Em uma colaboração que tem funcionado por anos, George R. R. Martin se uniu a Elio M. García, Jr. e Linda Antonsson, os fundadores do primeiro e mais importante site de fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo, (westeros.org), talvez as únicas pessoas que conhecem este mundo quase tão bem quanto o seu visionário criador.



Continuando o Especial de GOT, agora faltam 14 dias!!!
O Mundo de Gelo e Fogo é um livro maravilhoso para quem é fã de As Crônicas de Gelo e Fogo, ele é tipo uma enciclopédia do mundo que Martin crio, nele encontramos MUITAS informações valiosas sobre Westeros, as Cidades Livres, Asshai da Sombra, entre outros lugares e também conhecemos sobre todos os Reis Targaryen que sentaram no Trono de Ferro, como também conhecemos sobre a Ascensão da Cidade Franca de Valiria e sua queda.
Nesta 1ª parte da resenha/resumo de O Mundo de Gelo e Fogo, trago a vocês um ressumo sobre a história antiga, passando pela Longa Noite, chegada dos Primeiros Homens, Ândalos e Roinares em Westeros, pela Ascensão de Valiria até a Queda da gloriosa Cidade dos senhores de Dragões.

=======================================================================

O livro é de autoria de um dos meistres da Cidadela, o meistre Yandel, ele sempre quis fazer uma obra que seria lida por todos os senhores westerosi e por isso resolveu fazer essa enciclopédia.

“Dizem, com razão, que todo edifício é construído pedra por pedra, e o mesmo pode ser dito sobre o conhecimento, extraído e compilado por muito homens eruditos, cada um dos quais se baseando no trabalho daqueles que o precederam. O que não sabe é sabido por outro e, na verdade, pouco permanece verdadeiramente desconhecido para quem procura longe o bastante.”


A HISTÓRIA ANTIGA
No começo temos a História Antiga, onde é narradas as épocas como a Era da Autora, onde não sabemos com precisão à quanto tempo ocorreu, mas que sabemos que em Westeros viviam os Filhos da Floresta e os Gigantes, criaturas que são o oposto uma das outras e que dizem que não existem mais. 
Os Gigantes
 Nesta parte descobrimos um pouco sobre essas duas criaturas, principalmente sobre os Filhos, como que eles fizeram túneis por toda a Westeros, que frequentemente eles são ligados ao a videntes verdes (seres que podem ver o passado, presente e futuro) e também aos troca peles (seres que podem ser videntes, mas que possuem a habilidade de 'controlar' um animal, e que alguns são chamados de wargs, que é quando um troca pele fica mais familiarizado em trocar de pele com lobos.

Os Filhos da Floresta
1) A chegada dos Primeiros Homens:
Aqui temos um relato impreciso (afinal os meistres não sabem muito dessa época, pois os Gigantes, Filhos da Floresta e os Primeiros Homens não eram um povo letrado) de como esses homens chegam à Westeros, sabemos que eles vieram de algum lugar (não sabemos o porquê) à Westeros pelo Braço Partido (faixa que ligava Westeros e Essos e que ficava em Dorne).
Braço de Dorne, agora já destruído. 
Chegando aqui, os Primeiros Homens e os Filhos da Floresta entraram em guerra e após muito tempo brigando, os mais sábios de cada espécie, fizeram um pacto, e os filhos ficaram com as florestas mais profundas e os Primeiros Homens com o resto de Westeros.
Depois do pacto, a Era dos Heróis chega ao fim, e tem início a Era dos Heróis.
O Pacto
2) A Era dos Heróis: 
Por se tratar de uma era antiga e com poucas pessoas letradas, não sabemos muita coisa dessa época, também, mas possivelmente ela começou com 'O Pacto' entre os Filhos e Primeiros Homens e durou muito tempo.
Dizem que foi nessa época que Brandon, o Construtor viveu.
Quem foi Brandon, o Construtor? Dizem que foi ele quem fez a Muralha e outros lugares em Westeros, mas muitos acreditam que existiram vários Brandon que ficaram conhecidos com ‘Construtor’, mas que juntaram eles numa lenda só.
Também sabemos que nessa época, os Primeiros Homens e os Filhos viveram em paz.
E é sabido, que muitos castelos e outros lugares famosos dessa época foram erguidos.

3) A Grande Noite:
Era cercada de mistérios e envolta de muitas lendas, é aqui que surgiu lendas como a de Azor Ahai.
Só sabemos que essa época foi de muito frio e que possivelmente foi culpa dos terríveis Outros, seres que vieram das Terras de Sempre Inverno, e que os nortenhos, a Patrulha da Noite e os Filhos da Floresta expulsaram os outros e acabaram com o inverno que durava anos (dizem que crianças nasceram, casaram, tiveram filhos e morreram e ainda era inverno).
Caminhante Branco, seres que vieram para lá da Muralha na Grande Noite
4) A Ascensão de Valíria:
Os valirianos foram um povo que viviam nas montanhas vulcânicas chamas 14 Chamas, eles eram um povo sem reis, onde todos os cidadãos com terras tinha voz.
Eles e os ghiscari viviam em guerra, e depois de 5 guerras, os valirianos resolveram dizimar esse povo escravista da fase da terra, sendo assim destruíram a Velha Ghis.
Depois de acabar com a Velha Ghis, os valirianos continuaram a usar o meio escravista para crescerem, afinal tinham aprendido essa coisa deplorável.
Escravos feitos pelos valirianos
Valíria
Torre possivelmente feita pelos Valírianos
Eles, então, saíram conquistando várias cidades e locais em toda Essos.
Dizem que foi os valirianos que fundaram as Cidades Livres, mas que não eram livres coisa nenhuma, afinal pagavam tributos à Valíria, dessas cidades, a única que realmente era livre, era Bravos, que dizem ter sido fundada por escravos de valirianos que se voltaram contra os mestres e fugiram para uma área não povoada de Essos. 
Na ascensão, o Império Valiriano cresceu e muito, eles firmaram muitos assentamentos e fordes por todo o mundo, incluindo em Pedra do Dragão, porém não tem registros deles em Westeros, e Pedra do Dragão, é uma ilha perto do continente westerosi, será que eles foram em Westeros e por causa de algo não quiseram conquistar aqui? 
Dizem, também, que os valirianos podem ter chegado em Westeros e terem feito uma torre em Torralta na Campina, muitos acreditam nisso. Mas se isso aconteceu por eles foram embora? Porque não firmaram um posto avançado aqui? 
Só sei que isso é bem estranho e essas perguntas ficam sem respostas até os dias de hoje.




Pedra do Dragão

Balerion ♥
Dragões:
Existem muitas lendas acerca dessas maravilhosas e magníficas criaturas aladas, não sabemos com precisão como eles surgiram e até mesmo sobre como os Valirianos os domaram.
Só sabemos que ele existiram desde muito tempo, até mesmo em Westeros e que só os valirianos conseguiram domar essas feras.








5) A chegada dos Ândalos
Os ândalos são originários da terra do Machado (atualmente onde fica Pentos), mas eles nunca foram um povo de se fixar em um local só, então com o tempo esse povo foi conquistando outros lugares, como uma grande península chamada Ândalos, onde governaram por algum tempo, antes de virem para Westeros. 
Os ândalos estavam fugindo dos valirianos quando deram de cara com Westeros (dizem que eles foram os únicos povos a conseguirem fugir dos valirianos, junto com Nymeria e alguns roinares). 
Em Westeros, eles derrotaram os Primeiros Homens e quase extinguiram os Filhos da Floresta, forçaram todos seguirem a Fé dos Sete (que veio com eles) e posteriormente se voltaram contra os Nascidos de Ferro, porém não conseguiram os fazer esquecerem o Deus Afogado.
Os únicos povos em toda a Westeros que conseguiram lutar contra os Ândalos e não serem subjugados foram os Primeiros Homens nortenhos, graças aos pântanos impenetráveis no Gargalo e a Fosso Cailin.
Ândalos no Vale


6) Dez Mil Navios
Nymeria ♥
Os Roinares eram um dos povos mais antigos de Essos, eles eram um povo do rio, pois viviam em várias cidades ao longo da foz do Rio Roine.
Eles eram um povo basicamente pacífico, mas se precisassem guerrear, eles guerreavam com unhas e dentes, como os Ândalos podem comprovar.
Depois da derrota ghiscari, os valirianos migraram com outras conquistas bem mais longe e deram de cara com os roinares. Eles formaram uma bela amizade, deixando os valirianos formarem pequenas vilas para aqueles lados, mas com o tempo, as pequenas vilas viraram grandes cidades e elas começaram a concorrer com as cidades roinares.
Os Roinares começaram a se irritar, e dizem por aí que eles começaram uma guerra contra os valirianos por causa da morte de uma tartaruga gigantesca, também conhecida como Velho do Rio - animais considerados sagrados pelos roinares. 
Essa guerra ficou conhecida como Primeira Guerra da Tartaruga, depois dela vieram muitas outras 'guerras da tartaruga', com também a Guerra dos 3 Príncipes, Primeira Guerra das Especiarias, dos Pescadores, do Sal, e muitas outras.
Isso continua por muito tempo, mas há 1000 anos, com a Segunda Guerra das Especiarias, e a destruição da cidade Sarhoy, essa guerras chegam ao seu ápice, pois um dos senhores roinares, Garin de Chroyane, se cansou disso, e convocou outros roinares para irem à guerra contra os valirianos juntos.
Vale lembrar que para os roinares, as mulheres são consideradas iguais aos homens, desempenho papéis como líderes. 
E Nymeria de Ny Sar, senhoras de uma das cidades roinares se opõe à idéia de Garin, pois para ela, seus semelhantes não tinham como derrotar os valirianos, mas por ser minoria, teve que ir a guerra.
A guerra, mão foi uma guerra, foi uma massacre, o Príncipe Garin começou sua campanha vencedor, mas outros senhores valirianos foram se juntar aos seus semelhantes, e com um exército de mais de 300 dragões, Garin e seu exército é derrotado. 
Nymeria ao saber da derrota iminente de seu povo, junta os que restam e foge, eles passam por vários lugares, como Ponta Basilisco, Sothoros, Zamettar, etc, mas muitos infortúnios se abateram no povo roinar, e assim Nymeria e o resto de sua tropa navegam para Westeros, porém nem toda a tropa de Nymeria chega em Dorne.
Em Dorne, Nymeria e os roinares chegam à foz do rio Sangueverde, lá, eles enfrentam os senhores que lá viviam, mas um senhor em especial, vê grande potencial nos roinares. 
Mors Martell se encanta pela dama guerreira, Nymeria, e eles se casam à moda dos roinares e com isso o exército da casa Martell aumenta em grande número, e assim, Nymeria e Mors vai conquistando os outros senhores de Dorne aos poucos, mas seu marido morre, porém mesmo com a morte dele, Nymeria se casa mais duas vezes e governa (não seus maridos) por cerca de 27 anos, e mesmo com sua morte, quem vai ao poder, é SUA FILHA mais velha com Mors e não seu filho, afinal os roinares podem ter abandonado sua terra, mas sua terra, leis e crenças nãos os abandonaram.

7) A Perdição de Valíria
Após a derrota dos roinares, Valíria conseguiu total controle sobre a metade ocidental de Essos, e o tempo passou, mas nem tudo é um mar de rosas e o Império Valiriano chega ao seu fim.
Não se sabem ao certo o que causou a Perdição, alguns acreditam que seja pela cultura promíscua que os valirianos tinham, outros que isso foi a maldição que Garin jogou neles quando os roinares estavam sendo dizimados, mas é sabido que a coisa foi feia.
O fogo ardeu tão forte lá para aquelas bandas, que até os dragões morreram, e a Perdição ainda é sentida hoje em dia, quem vai para lá não volta mais.
“... A antiga e poderosa Cidade Franca – lar de dragões e de feiticeiros ... foi despedaçada e destruída em questão de horas. Escritos relatam que cada colina em uma raio de 800 quilômetros se abriu e encheu o ar com cinzas e fumaça, e fogo tão quente e ávido que até dragões no céu foram engolidos e consumados... Lagos ferveram ou ficaram ácidos, montanhas explodiram, fontes ardentes vomitaram rochas derretidas a 500 metros de altura, e nuvens vermelhas choveram vidro de dragão e sangue negro de demônios. Ao norte, o chão rachou, colapsou e caiu sobre si mesmo, e um mar bravio entrou fervendo. ”
Dragão morrendo na Perdição 
Com a Perdição, os senhores das Cidades Livres entraram em guerra uns contra os outros, liderados pelos 'tigres' - facção a favor da guerra e conquistas sobre as outras Cidades Livres -, os volantinos tentaram atacar e subjugar as outras cidades, mas com a ajuda de outros povos, inclusive um Senhor da Tempestade westerosi, e do próprio Aegon, o Conquistador, os 'elefante' - facção a favor da paz e composta por comerciantes e afins - derrotaram os tigres.

“A cidade mais orgulhosa do mundo desapareceu em um instante, o fabuloso império esvaneceu em um dia. As Terras do Longo Verão – antes as mais férteis do mundo – foram queimadas, afogadas e arruinadas, e o custo em sangue não seria completamente percebido durante todo o século seguinte.”

=======================================================================
Bem é isso pessoa, essa 1ª Parte acabou, mas a resenha/resumo ainda terá 3 partes, na 2ª Parte teremos um resumo sobre o Reinado Targaryen em Westeros, com alguns reis que reinaram no 'Reino do pôr do Sol'. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo