De Olho no Livro: O Mundo de Gelo e Fogo

O Mundo de Gelo e Fogo
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya 
Páginas: 336
Capa dura
Dimensões: 30,8 x 23,2 x 4 cm
Peso: 1,8 kg (dá até para fazer levantamento de peso
Tudo o que você sempre quis saber sobre Westeros e tinha medo de perguntar a George R. R. Martin

A saga dos personagens de Crônicas de Gelo e Fogo não começou com as disputas pelo trono de ferro. Este Guia inédito e ricamente ilustrado reúne um amplo material inédito que se estende desde a Era da Aurora até a Era do Heróis; a partir da vinda do primeiros homens até a chegada de Aegon, o Conquistador; da conquista de Aegon do Trono de Ferro até a Rebelião de Robert e da queda do Rei Louco, Aerys II Targaryen, o que tem causado as "atuais" lutas dos Starks, Lannisters, Baratheon e Targaryen.

Esta edição de luxo traz também informações e detalhes preciosos sobre todas as casas dos Sete Reinos e as cidades além do Reino do Pôr do Sol, e a árvore genealógica dos Targaryen e Starks.

Em uma colaboração que tem funcionado por anos, George R. R. Martin se uniu a Elio M. García, Jr. e Linda Antonsson, os fundadores do primeiro e mais importante site de fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo, (westeros.org), talvez as únicas pessoas que conhecem este mundo quase tão bem quanto o seu visionário criador.



No 'De Olho no livro' desta semana, trago mais um livro sobre Game Of Thrones continuando o Especial de aquecimento para a estreia da nova Temporada que estreia daqui a 16 dias (contando a partir de amanha), desta fez, trago à vocês, o MARAVILHOSO livro O Mundo de Gelo e Fogo.


Como falado, o livro possui capa dura, a capa tem um papel fosco MARAVILHOSO, ele é meio azul escuro, com uns raios. 
Ela também tem o brasão Targaryen grande dentro de uma bola de fogo, este desenho é em alto relevo.
Ao lado, a capa contem o brasão de outras capas, na cor dourada, os brasões pequenos são em um relevo afundado. 
Como todo livro do Martin, possui seu nome em tamanho enorme e em dourado.
Também temos o nome da editora e o do livro, ambos simples. 


A lombada, como podem ver é bem simples, possui o nome do livro, autor e colaboradores, e o simbolo da Leya.


Na parte de trás da capa, a arte geral dela continua na mesma cor, com os brasões pequenos, mas temos uma linda arte do Stark que se curvou perante a Aegon, o Conquistador. Também temos uma sinopse do livro. 


Na folha depois das capas, temos duas belas imagens de ocupando as duas paginas, como podem ver a baixo: 



Depois temos, uma pagina com os brasões de algumas casas como podem ver, e na outra página temos o nome do livro, autor e colaboradores.
Como podem ver também, as páginas são meio amareladas, imitando a folha de uma livro mais antigo, e isso é lindo.


Depois, temos, uma pagina com um brasão enorme dos Targaryen (como podem ver o livro é bem Fogo e Sangue) e o nome do Martin com o dos colaboradores (de novo) e também o simbolo da Leya. 



Temos também um sumario, ele com vários desenhos na borda, como podem ver. 

E um prefacio, prefacio esse escrito pelo meistre Yandel, para nós entramos de cara nesse universo que Martin criou.

“Dizem, com razão, que todo edifício é construído pedra por pedra, e o mesmo pode ser dito sobre o conhecimento, extraído e compilado por muito homens eruditos, cada um dos quais se baseando no trabalho daqueles que o precederam. O que não sabe é sabido por outro e, na verdade, pouco permanece verdadeiramente desconhecido para quem procura longe o bastante.”

O livro, é de autoria de um dos meistres da Cidade, o meistre Yandel, como falei a cima, ele sempre quis fazer uma obra que seria lida por todos os senhores westerosi e por isso resolveu criar essa enciclopédia, ela possui MUITO conteúdo mesmo, não só sobre Westeros e Essos, mas também outros lugares, uma pena que são pouco o conteúdo sobre outros lugares. 


Os conteúdos que temos no livro, vai de a Era da Aurora, até os dias de hoje.




Como podem ver aqui, o tamanho da diagramação é bem razoável, nem pequeno e nem grande, mas na hora da leitura, isso não atrapalha em nada. 








Temos muitas informações sobre os povos de Westeros, incluindo até as criaturas magicas:





E como falei, também, temos uma parte dedicada aos lugares que Martin criou, lugares que vão da Muralha, a Ashai da Sombra:








Ruínas de uma antiga cidade roinar. 

Bravos 
Vaes Dothrak 


Pentos 

Ashai, da Sombra

Ao final do livro também temos a arvore genealógica das principais casas westerosi. 

E também um índice:


Como podem ver a baixo, o livro é recheado de artes MARAVILHOSAS, ai vai mais algumas: 




 Este livro é maravilhoso demais, a escrita como se ele fosse um livro de Westeros só deixou a narrativa melhor, Martin nesse livro vai da leitura descritiva e serie á leitura piadista – o que não vou mentir, em algumas partes achava chato, tinha umas gracinhas que Martin escreveu através do relato de um bobo da corte anão que serviu na Fortaleza Vermelha, bem sem graças.
Então é isso, o livro vale super a pena ser comprado, acho que todos deveriam ter esse livro em casa, pois ele acrescenta e muito o conhecimento sobre o mundo que Martin criou, único contra que encontrei nele, foram os erros de português, mas creio eu que quando a Leya lançar outra edição dele, irão concertar isso. 

Até o próximo 'De Olho no Livro'. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo