De Olho no Livro: O Menino que Desenhava Monstros




O Menino que Desenhava Monstros

Autor: Keith Donohue
Páginas: 260
Dimensões: 16 x 23 cm
Editora: DarkSide Books
Limited Edition (capa dura)



Sabe quando você está lendo um livro e de repente sente algo estranho? Pode ser até mesmo algo na capa do livro, mas é algo que não estava lá antes.. ou que apenas você não tinha percebido...





O Menino que Desenhava Monstros é o tipo de livro que te surpreende durante a leitura, mesmo que você já tenha ficado um bom tempo admirando a capa e saiba que ela possui uma textura diferente. Mais especificamente, no título e nos dentes.


A intenção provavelmente foi simular a textura deixada no papel quando desenhamos com giz de cera e deu certo, mas infelizmente esses detalhes ficaram restritos à parte frontal da capa.


Além disso, todos os elementos presentes na arte da capa (dentes de monstro, papel rasgado e desenhos rabiscados) possuem relação com a história e isso é muito legal pois passa a sensação que o designer/artista/"pessoa que criou a capa" também havia lido o livro e sabia o que estava fazendo. Acreditem ou não, isso faz toda a diferença para mim, pois é muito chato quando você espera uma coisa do livro julgando-o pela capa, e quando lê é algo totalmente diferente.




Intencionalmente, a capa abusa dos "tons de branco", se aproximando muito da cor de papel quando a luz incide de diferentes ângulos. Os detalhes e informações são todos apresentados em uma paleta de tons de roxo. A laminação é fosca, agradável ao toque mas não soft-touch (não se preocupe, seu livro não ficará cheio de impressões digitais após a leitura).


A folha de guarda é roxa com "listras" brancas, que podem ter relação com qualquer coisa: vento soprando, ondas no oceano, pele enrugada ou um lápis utilizado de maneira inclinada para desenhar.



Em seguida, a tradicional folha preta traz uma caveirinha não totalmente desenhada, com alguns traços incertos... Após uma página dupla pintada de branco e preto, temos o desenho de uma floresta de pinheiros, meio encoberta pela neblina e branca pela neve, assustador e no decorrer da história, fará sentido.




Em seguida temos as informações bibliográficas e aí a história começa. O legal é que em cada começo de capítulo tem alguns rabiscos diferentes. O livro possui apenas 5 capítulos, mas todos eles são divididos em 5 ou 6 subcapítulos.




O papel utilizado é amarelado e de boa gramatura, então as letras impressas em um lado da folha não são visíveis do outro lado. A fonte utilizada possui um tamanho agradável para leitura, e o espaçamento entre linhas também. As margens, inclusive as internas, possuem um tamanho razoável e não é necessário forçar a abertura do livro para conseguir ler. Os diálogos são indicados por aspas e não há ilustrações ou qualquer outro detalhe nas folhas além da numeração das páginas.



Ao final da história temos algumas folhas dedicadas à desenharmos nossos monstros, uma pequena biografia do autor, e o mesmo padrão para a folha de guarda. Além é claro, da fita marca páginas, dessa vez na cor roxa.





À primeira vista, pode parecer uma edição simples, com uma paleta de cores mais restrita e sem brilhos, relevos, texturas, etc, mas os detalhes vão sendo percebidos aos poucos, e vale a pena dedicar um tempo a mais para admirar cada um deles.


Adquirindo seu exemplar através dos seguintes links, você ajuda o blog a continuar seu trabalho!




Este post participa da Dark Season. Para saber mais detalhes e concorrer à um livro da editora Darkside clique aqui.





17 comentários

  1. Olá Diovana, tudo bem?

    Tenho esse livro, aliás, contei hoje dia 27/10 e estou com 37 livros da editora. Esse livro de fato surpreende pela qualidade, a obra também é muito boa. Em breve publicarei a entrevista que realizei com o Keith Donohue lá na Saga Literária!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tenho o hábito de comprar muitos livros por causa da capa e as vezes acabo me decepcionando um pouco quanto tento encaixá-la na trama que o livro nos traz e quando a capa condiz com o enredo a leitura é ainda mais prazerosa!
    Adorei saber mais detalhes sobre a parte física da obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E eu fico aqui admirando cada livro dessa editora que tanto gosto.
    É claro que o que realmente importa no livro é a história que nos será apresentada.
    Mas quando vemos edições como essa,percebemos o respeito da editora pelo leitor.
    Mais um livro que eu gostaria de adquirir, e passar um bom tempo admirando a capa.

    ResponderExcluir
  4. A DarkSide só vem melhorando em termos de projeto gráfico. É um capricho enorme!!! Adoro quando as capas possuem uma textura diferente, ainda mais quando de fato têm relação com a história, dá essa sensação que você falou, como se a pessoa estivesse sabendo o que estava fazendo. Adoro as fitinhas e ilustrações que eles colocam também. É sempre uma edição mais linda que a outra ♥


    Participe do sorteio de O ERRO no Instagram: @ourbravenewblog
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse é um dos poucos livros da DarkSide que a capa não me chama muito a atenção. Mas devo reconhecer que, como sempre, a edição está belíssima e caprichada.
    A premissa, diferentemente da capa, me atrai bastante, e ver as folhas deixadas em brancos para desenharmos nossos próprios monstros, foi outra coisa que me chamou atenção.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Diovana.

    Menina Estou aqui babando com as fotos que você postou sobre o livro. Cada edição que você mostra eu adiciono na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o livro e acho a edição muiiito linda! Eu amo roxo, eu acho que combinou muito com as partes brancas e tal.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Até parece que eu arriscaria desenhar algum monstro depois de uma história dessas... Hahaha... Não que eu vá ter coragem de ler, de qualquer maneira. Essa capa já me deixa assustada... Rs... Pra mim também é essencial que a capa tenha a ver com o enredo. A edição está linda!

    ResponderExcluir
  9. Amei sua postagem e conhecer melhor o livro pelas fotos.
    Que a Darkside capricha nas edições não é novidade, mas acho que nessa os detalhes fizeram ainda mais a diferença no livro.
    Eu não curto muito terror, mas li uma resenha que me deixou empolgada e querendo arriscar a leitura desse, agora, depois de ver esse trabalho tão lindo, quero o livro na estante mesmo que não consiga ler.
    E a caveirinha na lateral está rabiscada também *-*
    E a contra capa??? É a primeira vez que vejo... Adorei!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu que não me arrisco a desenhar nas folhas do final. Acho essas fitas um amor, alias prefiro elas do que marcador de página e eles sempre escolhem as melhores cores para combinar com o livro mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Diovana, sua linda, tudo bem?
    Eu sou louca por esse livro. Nossa, amei esses dentes rasgando a folha, como se realmente os monstros tivessem saindo dela. Fora que roxo é a minha cor preferida, risos... Estou louca para conhecer essa história. Sua postagem ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Assim como você não gosto quando a capa de um livro passa uma impressão da história que não condiz com o que vamos encontrar quando lermos. Acho as capas da Darkside muito representativas e esse parece ser o mesmo caso. A unica coisa que não gostei foi a sugestão de desenhar no final, tenho siricutico só de imaginar que alguém tem coragem

    ResponderExcluir
  13. Como sempre as edições da DS são um primor, talvez isso compense o valor, porque né? Enfim, O Menino que desenhava monstros é bem interessante e estou de olho nesse livro, gostei de ver essa edição tão impecável, com certeza vale a pena ter o exemplar!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bem?
    Eu amei essa postagem =D
    Como não amar né? A Dark é incrível <3
    As edições são sempre maravilhosas e essa com certeza não fica para trás. Eu já queria o livro, mas agora, depois dessas fotos todas, eu quero muito mais.
    Um beijão
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Essa edição é tão linda. Todas da Dark são né. Mas amo essa, amo esses detalhes como se fossem desenhados. Só nunca teria coragem de estragar o livro com meus desenhos horrorosos hahaha

    ResponderExcluir
  16. Minha irmã tem esse livro e fiz questão de passar a mão para sentir a textura da capa, as capas da editora são bem diferentes das demais. Achei sinistra essa capa esses dentes me dão aflição parecem muito reais rs.

    ResponderExcluir
  17. O livro que eu mais desejo da Darkside! <3 Ok, tem mais alguns empatados, mas esse parece ser incrível. A diagramação é perfeita e, infelizmente, ainda não o vi nas livrarias. Com a sua postagem é a primeira vez que tenho oportunidade de ver como é por dentro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo