*Quando você compra um livro, leva em consideração apenas o conteúdo ou também o objeto que está adquirindo?
*Edições diferenciadas, com capa dura, ilustrações, e até brindes, chamam mais sua atenção na hora da compra?
*Se todos os e-books fossem distribuídos legalmente e de graça, você ainda compraria livros físicos ou migraria de vez para o e-reader?
*Você costuma comprar livros sem ler a sinopse, apenas por serem de um autor que você já conhece?
*E quando você compra um livro? na pré-venda ou apenas quando ele entra em promoção?
Essas perguntas podem até parecer que fazem arte de uma pesquisa para alguma editora ou livraria, mas são questionamentos interessantes de serem feitos para pessoas que estão sempre lendo, comprando ou pesquisando por novos livros.
Antes de tudo, quero deixar bem claro que esse texto não é uma crítica, é apenas uma reflexão sobre o tema e minha opinião pessoal, e isso (muito provavelmente) não vai chegar a lugar nenhum. Tanto é que nesse primeiro texto, começarei falando sobre a ultima pergunta da lista acima: Pré-venda X Promoção, ou também, Preço de Capa X Preço Promocional.
Diariamente nos deparamos com inúmeras propagandas de livros: o lançamento mais esperado do ano, o novo livro do autor best-seller, o último livro de uma série ou o livro com a capa de sua adaptação cinematográfica. Isso tudo sem falar nos incontáveis lançamentos menos badalados, de autores nem tão conhecidos, séries que estão apenas começando a ser publicadas, autores nacionais e livros de editoras menores. Toda essa apelação da mídia por vezes acaba levando leitores a gastar muito mais dinheiro do que gostariam, apenas para ser um dos primeiros a adquirir um livro que está sendo muito divulgado.
Mas assim como tudo na vida, ter o privilégio de fazer parte do time dos primeiros leitores de um livro, comprando-o na pré-venda, tem lá o seu preço. E na maioria das vezes, esse valor é bem maior do que o preço pelo qual o livro será vendido dentro de alguns meses.
Salvo raras exceções, quando são feitas promoções, na pré-venda os livros são vendido pelo "preço de capa" ou até mais caros. Para quem não costuma comprar em livrarias ou lojas on-line, talvez não tenha percebido, mas o que ocorre é que geralmente os livros possuem um valor tabelado, que faz com que ele seja vendido por valores parecidos tanto na lojinha da esquina quanto na mega livraria do shopping. Se acessarmos o sita das editoras, junto com as demais informações sobre os livros encontraremos o dito "valor de capa" de cada título. Por outro lado, quem já pesquisou na internet antes de comprar algum livro, provavelmente encontrou valores bem mais convidativos, e por vezes até apelativos. É claro que a compra on-line nem sempre é vantajosa, já que algumas vezes o valor do frete para a compra é totalmente surreal e até coloca em dúvida a forma como é calculado, mas na maioria dos sites, após um valor mínimo de compra (ou em promoções específicas) o frete para todo o Brasil fica bem acessível ou até grátis. E é nessa hora que nos perguntamos: Mas afinal, qual é o valor real de um livro? Porque essa diferença absurda nos valores?
Realmente, não é tão fácil assim definir quanto vale um livro, pois além dos custos de fabricação, materiais, gráfica, impressão, transporte, etc., há também os "custos de criação": direitos para o autor, design de capa, tradutor (no caso de livros estrangeiros), diagramador, e por aí vai. Pode até parecer que na conta final vai ficar extremamente caro e justificar o valor de capa, mas aí eu te pergunto: porque há tantos livros sendo vendidos por quase 50 reais no lançamento e poucos meses depois entram na promoção das Americanas/Submarino por apenas 10 reais? Será que ele ficou, magicamente, mais barato para ser editado e produzido após a 2º edição? ou esse sempre foi o valor real que ele tinha, e todo o valor 'a mais' que estava sendo cobrado antes era um lucro limpo e certo para a editora ou para a livraria?
Como eu não trabalho em nenhuma livraria e muito menos em uma editora, não sei dizer como funciona a determinação do preço de um livro, por isso estou apenas comentando o que eu aprendi por experiência própria: algum tempo após o lançamento, o livro fica bem mais barato, e se ele entrar em promoção, fica mais barato ainda. Por isso eu digo: sempre que possível, vale a pena esperar um tempinho para pagar menos pelo livro, e com a diferença de valores até comprar mais de um. Mas se você não aguenta mais esperar pelo lançamento, não tem mais nenhum livro sem ler, e tem certeza que vai devorar seu livro novo assim que ele chegar às suas mãos, então vá em frente. Você pode até gastar um pouquinho mais, mas com certeza a satisfação e alegria que a leitura do seu novo livro trará, farão ter valido a pena o gasto extra!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário!