Terminei de ler: Box Coleção Agatha Christie - Volume 2

Box Coleção Agatha Christie - Volume 2
Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins Brasil / Nova Fronteira

Morte na Mesopotâmia
Páginas: 240
A enfermeira Amy Leatheran é contratada para se juntar a uma expedição arqueológica no Iraque. Mas sua função ali tem bem pouco a ver com ruínas e artefatos: ela deve vigiar de perto a bela Louise Leidner, que está cada vez mais apavorada com a ideia de que talvez seu ex-marido não esteja tão morto quanto acreditava. Louise pode estar imaginando coisas. Mas o fato é que, uma semana após a chegada da enfermeira, a mulher é encontrada morta no próprio quarto, e agora cabe a Hercule Poirot identificar o assassino. Quem terá sido? Tudo indica que o culpado está entre os membros da equipe de cientistas..."

Os Elefantes Não Esquecem
Páginas: 168
“Perguntada a respeito da intrigante morte dos pais de sua afilhada, ocorrida há catorze anos, a escritora Ariadne Oliver não vê outra alternativa senão pedir ajuda a seu velho amigo, o detetive Hercule Poirot.Afinal, o que exatamente aconteceu no penhasco onde o casal foi encontrado? Será que um atirou no outro e, em seguida, tirou a própria vida? Ou teria sido um pacto suicida? É chegado o momento de desenterrar velhas lembranças e tentar dar algum sentido a essa surpreendente história."

A Mansão Hollow
Páginas: 256
Um inofensivo convite para almoçar na Mansão Hollow logo se transforma em mais um caso a ser desvendado por Hercule Poirot. A cena do crime parece um tanto artificial: o corpo de um homem agonizando na beira da piscina, sua mulher logo ao lado segurando um revólver, e ainda três testemunhas. Seria na verdade uma encenação, uma brincadeira de mau gosto para provocar o detetive? Infelizmente, para a vítima, não. Indo contra todas as evidências, Poirot não demora a descobrir que a arma que aquela mulher tinha nas mãos não era a mesma que matou seu marido. O que aconteceu, então?"


A editora Nova Fronteira foi quem começou a lançar essa coleção que conta com vários boxes da autora Agatha Christie. Posteriormente, a editora Harper Collins (a mesma editora que detém os direitos de lançamento dos livros da autora em seu país de origem) relançou as edições lançadas pela outra editora (apenas trocando o nome da editora e nada mais) e seguiu em frente com ela.

Conhecida como a Dama do Crime por obras que criaram o que futuramente seriam os clichês de terror e suspense no cinema e na literatura, Agatha brilhou soberana na literatura inglesa, em uma época onde à mulher era negado qualquer direito de ser vista como alguém talentosa e inteligente. Fato é que alguns livros da autora apontam muito do machismo que até hoje existe na sociedade (como homens que definem as mulheres como loucas, burras e histéricas, quando, na verdade, em muitos momentos elas se mostram bem perspicazes).

Juntos, os livros lançados pela autora chegaram a vender em todo mundo até mais que a Bíblia, um fenômeno que segue ganhando novos leitores até os dias atuais. Pois, quem aí não gosta de um suspense e de "brinca de detetive" ao ler um livro, hein?

Somente um probleminha me intriga nesta coleção e é o fato de os livros não seguirem uma ordem cronológica (como vocês vão poder observar na medida que eu for falando de cada box em separado), já que as editoras optaram por lançar os maiores sucessos da autora em uma edição primorosa de capa dura e box de igual qualidade (salvo algumas edições "econômicas" onde o box é em papel cartão, embora os livros sejam igualmente em capa dura), mas sem levar em consideração a cronologia de seus livros, e sim a sua vendagem.

Cada box conta com três sucessos da autora, todos com páginas amareladas (que delícia para ler) e diagramação com fontes serifadas (eu amo de paixão quem diagramou esses livros!), simples, mas maravilhosas e que juntos embelezam qualquer estante.

Livro 1: Morte na Mesopotâmia

Sabe aquela trama em que um quarto trancado por dentro e com uma única porta de saída (que não foi vista ser aberta) uma pessoa é encontrada morta? Sim, é um tipo recorrente, mas que certamente tornou-se popular graças a autora. Neste conto, Hercule Poirot tem que investigar uma morte que ocorreu em tal circunstância.

A trama, aliás, começa antes da morte de Louise Leidner, esposa de um arqueólogo e que faz parte de uma expedição no Iraque, local em que morrerá. Já faz um tempo em que ela começou a apresentar um medo patológico de que seu ex-marido (no qual acreditava estar morto) possa ser a pessoa por trás de certas cartas e ameaças de morte. Porém, o próprio senhor Leidner não acredita que Louise esteja realmente em perigo, então contrata uma enfermeira para acompanhá-la e para que, de alguma forma, se sinta mais segura com alguém perto de si.

Porém, pouco tempo depois, Louise de fato é encontrada morta em seu quarto e Hercule Poirot terá que descobrir o que de fato aconteceu e tentar capturar o/a assassino/a de Louise. Aliás, a própria enfermeira Amy acaba por atuar como a auxiliar do detetive neste caso e é bem intrigante perceber o como todas as pessoas da expedição poderiam sim querer matar aquela mulher por vários e distintos motivos.


Livro 2: Os Elefantes Não Esquecem

Ariadne Oliver, uma escritora criada por Agatha Christie (que muitos acreditam que seja o alter ego satírico dela própria) vai a um jantar para autores. Ela odeia tais ocasiões, mas fez uma forcinha para estar lá, já que não seria obrigada a discursar. Não que ela seja alguém ruim, mas ela simplesmente não sabe como agir quando as pessoas começam a elogia-la ou a seus livros, afinal, ela nem se acha tão boa autora assim e é bem tímida.

Tudo parecia estar correndo bem, mas após o jantar o que ela temia acontece, uma mulher vem falar com ela, mas as perguntas são ainda mais perturbadoras do que ela poderia supor. A dita cuja em questão, vem questioná-la a respeito de Célia Ravenscroft, uma das afilhadas da autora. O filho dela vai se casar com a moça, mas antes ela que saber algo sobre o passado dela. Seus pais se suicidaram juntos a catorze anos atrás e a mulher quer saber quem foi o primeiro deles a matar o outro. Mórbido, não? Na cabeça dessa mulher doida, se foi a mãe quem matou primeiro, o filho não deve se casar com a moça.

Não que Ariadne lembre dos detalhes ou realmente queira saber, mas a pergunta da mulher a deixa tão intrigada (ainda mais por ela não entender qual a diferença se foi o pai ou a mãe que matou o outro antes e no que isso afetaria) que ela entra em contato com o detetive Hercule Poirot em busca de auxílio.

Livro 3: A Mansão Hollow

Era para ser um tranquilo final de semana entre parentes e amigos da família Angkatell. Hercule Poirot, inclusive, era apenas mais um dos convidados do almoço e não estava intencionado a investigar um caso de assassinato.

Mas, bastou ele passar pela porta para descobrir que havia um corpo perto da piscina, um homem, e que sua esposa foi encontrada com a arma do crime em mãos. Outra mulher, que inclusive acreditam que fosse algo mais do finado, tirou a arma de sua mão e jogou na piscina. Mas haviam testemunhas que chegaram logo após o disparo ou que o ouviram a distância e correram.

O jardim estava repleto de pessoas e talvez alguma delas tenha a verdadeira chave para o que aconteceu ali. Já que Poirot se recusa a acreditar que a assassina seria alguém tão tonta a ponto de deixar-se ser pega com a mão na massa, para ele ela é uma vítima e ele precisará chegar ao fundo disso para ter certeza. Sim, há testemunhas, mas talvez isso não seja o que parece, talvez culpados e inocentes sejam outros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo