BEDA #31 - O Valor dos Livros (#5) - Livros com brindes e diferenciais

*Quando você compra um livro, leva em consideração apenas o conteúdo ou também o objeto que está adquirindo?


*Edições diferenciadas, com capa dura, ilustrações, e até brindes, chamam mais sua atenção na hora da compra?



*Se todos os e-books fossem distribuídos legalmente e de graça, você ainda compraria livros físicos ou migraria de vez para o e-reader?


*Você costuma comprar livros sem ler a sinopse, apenas por serem de um autor que você já conhece?

*E quando você compra um livro? na pré-venda ou apenas quando ele entra em promoção?



Chegamos ao último post dessa série (mas preparem-se, porque as chances de eu fazer algo assim, cheio de reflexões pessoais, no próximo BEDA é muito grande rsrs).


O que você acha das editoras que publicam o mesmo livro várias vezes: formato brochura, capa dura, edição especial, ilustrada, edição econômica, nova arte nas capas, com brindes,... De alguma forma, isso influencia a sua compra?

Geralmente você compra a edição mais barata que encontrar, pois está interessado apenas no conteúdo do livro, ou a edição mais recente e mais cheia de “diferenciais” para logo após postar uma foto nas suas redes sociais?



Essas questões são interessantes de serem discutidas, principalmente se considerarmos que cada vez mais vemos o que podemos chamar de “estante ostentação”, pessoas que adquirem muitos livros, na maioria das vezes lançamentos, e que os usam quase que com o objetivo único de ostentar sua coleção nas redes sociais. Muitas vezes não se dão nem ao trabalho de ler os livros após a foto, ou pior, adquirem belos exemplares de livros importados sendo que nem sequer lêem naquele idioma.

É claro que não podemos generalizar. Muitas pessoas (e eu acredito que elas sejam a maioria) realmente lêem os livros e podem discuti-los com propriedade, apresentando sua opinião sobre a obra. Mas também há muitas pessoas, inclusive blogueiros, que nitidamente não lêem todos os livros que mostram, e muitas vezes usam o alcance de suas redes sociais apenas como vitrine para as editoras, estimulando o consumismo em seus leitores.


Além disso, as próprias editoras se aproveitam do sucesso que algumas obras fazem para publicar várias edições diferentes. Quem é que nunca viu as várias edições da série Guerra dos Tronos publicadas pela editora Leya? Podemos encontrar pelo menos 5 edições diferentes dos livros. É claro que algumas foram publicadas para determinados públicos alvo, pois além da primeira edição, com ilustrações nas capas e tamanho ‘normal’ dos livros, há a edição econômica em uma caixa e a edição luxo, com caixas individuais para cada livro, capa dura em cada exemplar, etc. Mas, pessoalmente, julgo ser um pouco supérfluo publicar 3 tipos de edição econômica, diferindo apenas na cor das capas (marrom, azul ou preta) e dois tipos de “edição normal” (a primeira edição e a nova arte nas capas). E não posso deixar de pensar que todas essas publicações foram motivadas pelo estrondoso sucesso da série de TV produzida com base nos livros.






Outro livro que temos encontrado com cada vez mais frequência em edições diferentes é O Pequeno Príncipe. Durante muitos anos ele foi publicado no Brasil apenas pela editora Agir na sua edição ‘clássica’: brochura com capa branca. Porém, após cair em domínio público, a obra está sendo publicada por inúmeras editoras diferentes, cada uma tentando apresentar um diferencial: Capa dura, ilustrações pop-ups, para colorir, para crianças, com páginas coloridas, que brilha no escuro, ... E de certa forma isso é bom, pois essa concorrência faz com que as editoras sejam “obrigadas” a produzir produtos melhores por preço menores. É claro que também corremos o risco de ter em nossa casa várias edições da mesma obra se gostarmos muito dela, mas cabe a cada um estabelecer um limite para seu consumismo (o meu foi atingido quando ganhei a edição pop-up).




Ainda falando em jogadas de marketing e consumismo, é cada vez mais frequente ações para o lançamento de um determinado livro, principalmente continuações de séries, onde é oferecido algum tipo de brinde para quem adquirir seu livro na pré-venda. Como casos mais recentes podemos citar A Coroa, de Kiera Cass, onde o livro era enviado junto com um jogo de cards com os personagens da história, e The Kiss of Deception, onde todos os livros da 1ª edição eram acompanhados de um pôster, além é claro da série A Garota do Calendário, que ainda está sendo lançada e a cada 2 meses lançados a editora faz uma promoção do tipo “envie o comprovante da compra dos 2 meses na pré venda e ganhe “alguma coisa” ”, (que no caso pode ser um caderno, um kit de marcadores, etc).




Ótimo para os fãs, mas é importante nos questionarmos o quanto o livro se ‘venderia sozinho’ se não fossem essas estratégias. O mesmo ocorre com as reedições em capa dura de livros lançados inicialmente em brochura, como a própria série A Seleção, e com a mudança na arte da capa, como a que ocorreu na série As Sete Irmãs que já comentamos aqui, o que, na minha opinião, ocorreu apenas visando mais vendas.


De qualquer forma, é sempre bom frisar que os leitores valorizam o cuidado que a editora tem com seus livros, como é o caso da Editora Darkside. Relativamente nova no mercado editorial brasileiro, vêm se firmando cada vez mais através de seus livros com qualidade “psicopata” como a própria editora divulga: as edições geralmente contam com um algo a mais, além da quase tradicional capa dura. O que surgiu como um diferencial para algumas obras da editora, chamadas de Limited Edition, agora é quase uma marca registrada e (pessoalmente) acho difícil que voltem a ser publicados livros brochura, uma vez que seus leitores já se acostumaram à um padrão de capas e diferenciais.



Não é como se eu estivesse afirmando que livros com diferenciais são ruins e precisam disso para serem vendidos, lidos e comentados, muito pelo contrário. Estou dizendo apenas que não podemos nos deixar levar apenas por esses diferenciais na hora de escolher e comprar um livro e ignorar nosso gosto literário. É claro que é muito satisfatório pegar aquele livro lindo, com capa dura, jacket, marcador personalizado, pôster, ... para ler, mas mais satisfatório ainda é ler um livro que você gosta, independente de como ele esteja sendo apresentado.


3 comentários

  1. Adorei o post e concordo plenamente em tudo. Particularmente, não estou disposta a pagar muito por um livro cheio de "diferenciais", a não ser que eu goste mesmo< da saga/história, etc.
    Você pediu meu e-mail no meu blog, e está aqui: carolina.picasso@hotmail.com :-)
    Beijos!!
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

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  2. Quando adquiro um livro levo em consideração o conteúdo. Mas é claro que quando colocamos os olhos no mesmo livro que desejamos com a capa diferenciada e charmosa,o desejo só aumenta.
    Mas só compro se estiver em promoção, ou algo assim.
    Ah! Confesso que adoro os livros da DarkSide pelo capricho de suas edições e pelo gênero dos livros que curto muito!

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  3. Eu também adoro a Darkside, é até difícil resistir quando eles lançam um livro com a capa linda mas que a sinopse não me agrada muito :P
    E eu tbm adoro comprar livros em promoção, se vier com brindes então, melhor ainda hahah

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