BEDA #22 - O Valor dos Livros (#4)


*Quando você compra um livro, leva em consideração apenas o conteúdo ou também o objeto que está adquirindo?


*Edições diferenciadas, com capa dura, ilustrações, e até brindes, chamam mais sua atenção na hora da compra?


*Se todos os e-books fossem distribuídos legalmente e de graça, você ainda compraria livros físicos ou migraria de vez para o e-reader?

*Você costuma comprar livros sem ler a sinopse, apenas por serem de um autor que você já conhece?

*E quando você compra um livro? na pré-venda ou apenas quando ele entra em promoção?



Quando você compra um livro, leva em consideração apenas o conteúdo ou também o objeto que está adquirindo? E o que você faz com ele quando termina de ler? Guarda? Dá de presente? Vende? Troca?



Para você, um livro só é “útil” enquanto seu conteúdo lhe desperta interesse, ou mesmo que já o tenha lido e não pretenda reler há um apego material?

Então, o que você faz após sua leitura? Passa a utilizar o livro como um enfeite de estante? Ou se desfaz dele, qualquer que seja a forma utilizada para isso? Há algum critério para tomar essa decisão?



Particularmente falando, só mantenho em minha coleção livros que: a) ainda não li, b) li, gostei muito e pretendo reler um dia, e c) presentes. É claro que sempre há exceções, como por exemplo, em coleções onde um livro não é tão bom quanto os outros, mas acaba ficando lá por questões estéticas também, mas no geral, se não gosto de um livro ou não pretendo relê-lo, vendo ou troco por outro.

E nessas idas e vindas em trocas de livros, percebi que alguns livros possuem um apelo muito maior do que outros no momento de uma possível troca. Se tiver capa dura ou se for uma edição especial ou lançamento é praticamente certo que haverá interessados na troca, independentemente do seu conteúdo. Talvez isso se deva ao elevado preço para adquirir a mesma edição em uma livraria, quando comparado com edições mais simples ou obras que já foram lançadas há algum tempo, mas também pode ser apenas devido ao apelo midiático em cima daquela obra. Quem é que já não comprou um livro que não gostou apenas porque todo mundo estava falando sobre ele? Ou porque ele tinha uma capa linda? Ou ainda, porque achava que se tratava de uma coisa e no final era outra?



É claro que a maioria dos leitores procura resenhas e lê, pelo menos, a sinopse na capa do livro antes de comprá-lo, ou seja, compra pensando em seu conteúdo. Porém, é difícil encontrar alguém que nunca tenha se deixado levar por opiniões genéricas do tipo “ é muito bom, você vai gostar”. Acabamos nos deixando levar pela propaganda da loja e pela capa bonita e adquirimos um livro por ser “um objeto que pode ser lido e oferecer algumas horas de distração”. Não há problema nenhum que isso aconteça de vez em quando, mas devemos ficar atentos para que esses não sejam os únicos critérios para escolha de nossas leituras, pois senão corremos o risco de deixar muitos livros bons, e que realmente agradariam ao nosso gosto literário, passarem despercebidos apenas por não terem uma imagem tão divulgada na mídia.

Um comentário

  1. Dou muito valor ao conteúdo do livro. Mas como exemplo: se me deparo com o livro Drácula que adoro ,com capa dura,não penso duas vezes em adquirir. Bem, na verdade comprei, mas esperei entrar em promoção,rs.
    Antigamente lia numa boa livros de bolso. Mas infelizmente ultimamente tenho tido dificuldades em ler livros com as letras menores. ;)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo