BEDA #23 - Penas para Caligrafia

Vocês conhecem as penas de caligrafia? Aquelas "canetas" da época que seus avós ou bisavós eram jovens e que tinham que ser molhadas na tinta toda hora para escrever? Pois bem. Há alguns dias atrás decidi que eu precisava comprar uma dessas para mim. Para ser sincera, não me lembro exatamente porque eu decidi isso, mas acredito que eu tenha visto algo na internet relacionado à caligrafia e letras artísticas e fiquei com vontade de experimentar. 

Caso alguém não conheça, eu queria algo parecido com isso:



Eu já sabia que poderia encontrá-las na internet em lojas de materiais para artesanato e desenho e em algumas lojas especializadas em caligrafia, além do Mercadolivre, mas em todos os casos eu teria 2 contratempos: 1) Não poderia "ver com a mão" antes de comprar; 2) além de pagar frete, teria que esperar os Correios me entregarem o produto. Com isso em mente decidi arriscar e ir na única papelaria da cidade que eu acreditava que pudesse encontrar o que eu estava procurando (esse é o momento para falar que eu moro em uma cidade pequena, e não encontro a maioria das coisas de papelaria que eu quero comprar ?). 
A papelaria que escolhi para iniciar minha busca não é a maior, mais completa ou mais famosa da cidade. Também não é a que fica mais perto da minha casa ou que tem os melhores preços. Ela foi escolhida a dedo por ser a com aparência mais "conservadora"(leia-se antiga) que eu conhecia. Mas calma, porque não se trata de um antiquário, museu ou outra loja de antiguidades. É apenas uma papelaria que fica em uma casinha simpática de aparência antiga no centro da cidade ao lado de edifícios modernos (tá, nem tão modernos assim, mas mais contemporâneos). 



Minha intuição não falhou e encontrei justamente  que procurava. Na hora nem lembrei de fotografar mas era algo parecido com isso, com uma variedade beeem menor (apenas penas 'simples', para escrita normal), mas uma quantidade bem maior:



Passaram-se vários minutos e depois de eu pegar praticamente todas penas na mão e tentar entender qual era a diferença entre elas (lembrem-se que eu nunca tinha usado uma antes), finalmente escolhi uma. E ainda por cima consegui um vidro de tinta da época em que era comum usar essas penas para escrever :D





Apesar de não saber exatamente como escrever com uma pena, adorei o resultado dos primeiros riscos e agora quero comprar outros modelos de penas e também cabos próprios, que infelizmente não encontrei lá (e muito menos nas outras papelarias aqui da cidade, onde as vendedoras não sabiam nem do que eu estava falando). 


Espero que tenham gostado do meu relato, e caso tenham ficado com vontade de experimentar escrever com penas eu recomendo que comprem uma também para testar. São baratinhas, custam em média R$5,00 e a tinta nanquim R$2,00. Com um cabo improvisado você pode escrever e rabiscar muito com esse material e ver se gosta ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo