O post de hoje não é exatamente sobre livros, mas quase. Trata-se de uma resenha/comparação entre o filme A Bela e a Fera de 1991 e o de 2017.
Separei por tópicos e indiquei as principais semelhanças e diferenças entre as duas versões e ao final deixo minha opinião pessoal. Como todo mundo já conhece a história, não me preocupei em não dar spoilers, então, esteja avisado ;)
IMAGEM: O filme de 2017 é uma live-action, enquanto o de 1991 é apenas uma animação, ou seja, os efeitos especiais "contracenando" com atores de verdade torna tudo mais real. É como se estivéssemos vendo tudo acontecer bem na nossa frente.
A BELA: Emma Watson. Não preciso dizer mais nada, né? Apesar de, inicialmente, eu acreditar que ela não se parecia muito (fisicamente) com a Bela da animação, devo admitir que ela foi a melhor escolha possível para o papel.
Como na nova versão Bela tem muito mais personalidade e iniciativa, Emma se encaixou perfeitamente ao papel e deu seu toque pessoal sem modificar a essência da personagem. Além de ser descrita como muito bonita e exímia leitora, agora Bela também é inteligente e destemida, que não apenas sonha com um futuro melhor, como também batalha e vai atrás do que quer. Não que ela não fosse tudo isso antes, mas agora é mais "escancarado".
A FERA: O ator (Dan Stevens) nesse caso não é importante. Calma! estou falando apenas que ele passa o filme praticamente inteiro caracterizado como Fera, então sua aparência foi criada para ficar parecida com a animação, e não seria difícil fazer isso com qualquer outro ator.
Felizmente, lá no finalzinho do filme, temos a satisfação de ver que ele realmente é parecido com o príncipe da animação. Assim como a Bela, a Fera também teve algumas mudanças de personalidade da animação para a live-action: menos mau e mais vaidoso no início, menos 'rabugento' e mais inseguro depois. Enquanto na animação ele mal sabia ler, na live-action ele só não leu os livros em grego da sua biblioteca (admito: essa é uma das minhas cenas preferidas).
OUTROS PERSONAGENS:
Gaston continua sendo o canalha extremamente vaidoso no início e que aos poucos mostra quem realmente é, mas admito que na live action ele é mais engraçado. O ator escolhido (Luke Evans) é muito semelhante à animação. LeFou também ficou muito, mas muito mais engraçado agora, e demonstra ter uma 'quedinha' por Gaston, o que deixa as cenas dos dois ainda mais divertidas.
Os objetos animados seguem o perfil da animação, mas agora contam com muito mais detalhes, tanto de aparência quanto de personalidade, e participam mais ativamente ainda da história. Também achei eles mais divertidos na nova versão, em especial o Lumière.
A HISTÓRIA: Fiel à versão de 1991, mas com mais detalhes, algumas cenas extras e explicação mais aprofundada de alguns fatos. Na nova versão temos uma Bela que não é apenas bela e leitora, mas inteligente, sagaz, destemida e que mostra, logo no início, a que veio. Essas cenas 'a mais' nos mostram um pouco mais sobre seu passado e sua relação com o pai, e como isso a influenciou para que se tornasse o que é hoje.
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS: Felizmente a nova versão é bem fiel à antiga. Sou dessas pessoas que não se conforma quando um livro é adaptado para o cinema e perde suas características, sua essência e muitas de suas cenas, então, apesar de estarmos falando de uma 'adaptação' de um filme, fiquei extremamente feliz em perceber que quase nada mudou, e o pouco que mudou foi para melhor. Por exemplo: na animação, Maurice (pai de Bela) acha muito normal os objetos do castelo falarem com ele, enquanto agora ele se assusta e sai correndo do castelo até encontrar a rosa que Bela havia pedido, cena essa que não teve na animação :(
Além disso, a história de amor da Bela e da Fera faz muito mais sentido. A interpretação dos atores colaborou muito para demonstrar as diversas etapas pelas quais o sentimento de ambos passou, do medo e desconfiança, até chegar ao amor. As conversas sobre livros que temos na nova versão são muito legais, enquanto na animação a Fera mal sabia ler :o
VALE A PENA ASSISTIR?
Vale MUITO! É um clássico, temos a Hermione Emma Watson, os efeitos especiais são incríveis, o figurino é lindo, o romance ficou menos superficial, as personagens são mais complexas, a história tem mais detalhes e é melhor explicada, enfim, não encontrei praticamente nenhum ponto negativo na nova versão, com exceção das roupas no baile final entre Bela e o Príncipe, que achei que deveriam ter mantido as 'cores originais' da animação, mas nem tudo é perfeito risos. E só para vocês terem noção do quanto as duas versões são parecidas, deixarei um trailer 'comparativo' entre elas. Tenho certeza que depois de assistir isso você vai querer ir correndo ao cinema ;)
*Todas as imagens e vídeos foram obtidas através do Google, de sites diversos. Se você é o autor de alguma delas, manifeste-se e terá os devidos créditos.
Olá!
ResponderExcluirAcredita que eu nunca assisti ao desenho? Eu sei, eu sei, tenho que mudar isso. Vou assistir primeiro o desenho e depois vou assistir a live-action ;)
Gostei muito das suas observações.
Beijos,
Estante da Josy