Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins Brasil
A HarperCollins Brasil tem o orgulho de apresentar, nesta edição de luxo, uma seleção imperdível com três das melhores histórias de Agatha Christie, a eterna Rainha do Crime. O leitor encontra aqui reunidos alguns dos casos mais famosos de Miss Jane Marple, do casal Tommy e Tuppence Beresford e do detetive belga Hercule Poirot.
Em tramas engenhosamente traçadas para nos despistar a todo momento, nossos astutos investigadores apontarão os culpados em meio a espetaculares reviravoltas, atestando a genialidade e o sucesso dessa autora que se tornou um clássico da literatura de mistério. Agatha Christie é, e sempre será, a inspiração máxima para todos os autores do gênero.
"Convite Para Um Homicídio"
Páginas: 264
Sinopse: "Certa manhã, no jornal local Gazette, um estranho anúncio pode ser lido: "Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30m. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação."
Nenhum dos moradores da casa entende o que está acontecendo e muitos amigos da família resolvem aparecer na hora marcada, imaginando que lá haverá uma festa temática ou algo desse tipo. Exatamente no horário marcado no anúncio, todas as luzes de Little Paddocks se apagam e um homicídio acontece.
O mistério é investigado pela polícia, com a ajuda da simpática Miss Marple, que desconfia de tudo e de todos. A situação piora quando é descoberta a existência de muitas pessoas ligadas à dona da casa, Letty Blacklock, e que poderiam desejar a morte da mesma."
No vilarejo de Chiping Cleghorn o jornal da manhã vem com uma propaganda inusitada:um assassinato ocorrerá em dia e hora marcados em uma casa, além disso, todos os vizinhos estão convidados para comparecer. Todos que leem tal anuncio acham que só pode ser alguma brincadeira de péssimo gosto do sobrinho da proprietária da casa, mesmo ele alegando que não foi.
Ninguém está levando a anuncio a sério, mas a dona da casa e seus sobrinhos correm para "arrumar quitutes" para as visitas daquela tarde. Ninguém sabe quem publicou o anuncio, mas ela teme que os vizinhos apareçam só por curiosidade. Mas e não é que ela estava certinha? Claro que todos que aparecem dão desculpas estapafurdias, mas o fato é que um a um todos vão chegando até lá algum tempinho antes da hora do "evento" e vão se acomodando.
Mas eis que no horário marcado, a dona de Little Paddocks, Sra. Blacklock e seus vizinhos são surpreendidos com um "apagar de luzes", uma porta se abre e uma lanterna ilumina o rosto de um a um dos presentes e um tiro é dado contra a dona da casa. Ela sobrevive, mas o "pretenço assassino" se suicida posteriormente.
Como ninguém está entendo nada daquilo e todos ficam tremendamente assustado, o inspetor Craddock é chamado para investgar o caso. Mas é Miss Marple, com sua sinceridade e simplicidade quem acaba por deduzir toda a sequência do ocorrido e "limpar a cara" do culpado, demonstrando que quem queria a morte da dona da casa estava bem mais perto do que ela podia supor.
"M Ou N?"
Páginas: 194
Sinopse: "Um agente inglês é morto na Escócia, durante a Segunda Guerra Mundial. Suas últimas palavras foram: "M ou N. Song Susie". Esse agente estava tentando descobrir nazistas infiltrados no comando inglês.
Já maduros, Tommy e Tuppence passam a colaborar com o Serviço Secreto Inglês na investigação. Para isso, hospedam-se em uma pensão repleta de velhinhas simpáticas e de homens de negócios, acabando por se envolverem em uma cerrada teia de crimes e espionagem."
O casal Prudence (carinhosamente chamada de Tuppence) e Tommy Beresford não são um típico e comum casal inglês que aparentam. Pois, na Primeira Guerra Mundial, ambos atuaram como agentes de inteligência para a Inglaterra. Sempre foram tão bons em esconder a "vida dupla" que nem mesmo seus filhos sabem do passado de espionagem dos pais.
Porém, agora, quando a Segunda Guerra Mundial estoura, eles estão totalmente entristecidos por estarem desempregados por conta de suas idades, justamente em um momento em que a Inglaterra precisa tanto ser patriota novamente. Tuppence está entristecida por só conseguir se voluntariar como enfermeira, e Tommy também não está nada feliz em só conseguir ser escalado para a parte burocrática.
Eles tem plena consciência de que poderiam ser melhor aproveitados e quando um conhecido "empregador" aparece um raio de luz pode estar pronto pra tirá-los do marasmo. Mas a ideia desse antigo superior era esconder a ação de Tuppence e ter apenas Tommy na investigação, mas Tuppence percebe logo que nesse mato tem coelho e não será passada para trás tão facilmente.
Tuppence é sagaz, atrevida e consegue atuar como uma perfeita paspalha quando necessário. Seu marido, Tommy, é um pouco menos brilhante que a esposa, embora seja inteligente, ele demora um pouco mais para captar as coisas a seu redor e já começa a trama com a própria esposa lhe passando a perna.
A missão dele é se infiltrar em um hotel, onde outro agente secreto foi morto após descobrir que um agente alemão de alta patente estava atuando por lá. M ou N é homem ou mulher de nacionalidade alemã, da mais alta patente e infiltrar neste requintado local. Uma dessas pessoas está em Sans Souci, e é trabalho dele descobrir exatamente qual destes dois está agindo ali e quem é a pessoa hospedada ou que cuida do hotel que está envolvida.
"A Casa No Penhasco"
Páginas: 220
Sinopse: "Uma semana de férias no ensolarado litoral da Cornualha... Esse parecia ser o cenário perfeito para coroar o fim da brilhante carreira do detetive Poirot, ao lado de seu inseparável companheiro, o capitão Hastings.
No entanto, o clima de tranquilidade é quebrado quando eles conhecem a srta. Buckley, uma jovem de ar rebelde e herdeira da Casa do Penhasco, que diz ter escapado da morte diversas vezes nos últimos dias. Seriam meros acidentes? Ou haveria alguma explicação sinistra por trás disso?
Empolgado, Poirot decide abandonar os planos de aposentadoria e volta à ativa para mais um intrigante caso que testará todas as suas habilidades."
No livro que fecha esse box temos uma trama de Hercule Poirot e seu amigo Hastings. Eles estão de férias no no Hotel Majestic, na costa da Cornualha, aproveitando o local praiano, quando esbarram-se com Miss Buckley, que conta-lhes que tem sofrido sucessivas tentativas de assassinato.
Ela mora na casa do penhasco e sua história chama a atenção de Poirot que não tarda a visitar o local e começar a recolher informações. Não leva muito tempo para que ele tenha uma lista de suspeitos que poderiam querer que a moça "batesse as botas".
Um ponto curioso da trama é que quando o detetive "aceita" o caso, ainda não há nenhum assassinato consumado. A moça ainda o narra acidentes que com o tempo e a frequência a levaram a crer que sua vida estaria em rico e, de fato, com o tempo vemos que estava mesmo. Mas quem atenta contra a vida dela certamente não se preocupará em parar agora e dependerá de Hastings e Poirot descobrirem os motivos e evitar o pior.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário!