Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins Brasil / Nova Fronteira
A coleção conta com três livros em capa dura em um box de mesmo material. Existe uma versão diferente, onde o nome da autora está em azul no box, e ele não é de material duro como os livros. Então, na dúvida, é melhor falar com o SAC do site antes de fazer sua compra.
Esse foi o último box lançado pela editora Nova Fronteira, e posteriormente relançado pela Harper Collins Brasil. Diferentes dos demais, todas as tramas contidas neste box são investigadas por Miss Marple.
A Maldição do Espelho
Páginas: 258
Sinopse: "O vilarejo de St. Mary Mead está em polvorosa com a chegada da mais nova moradora, a linda e famosa atriz de cinema Marina Gregg. Empolgada com a aquisição e a reforma da mansão Gossington Hall, ela não demora a organizar um evento beneficente que atrai a imprensa, admiradores e curiosos – ainda mais quando algo sai terrivelmente errado.
Primeiro, a súbita e transtornada expressão no rosto da srta. Gregg, como se uma maldição voltasse para assombrá-la. Em seguida, o envenenamento de Heather Badcock, sua fã e vizinha, bem diante de seus olhos. E enquanto Miss Marple e o inspetor Craddock iniciam as investigações, a atriz não consegue afastar as torturantes perguntas da sua mente: e se o assassino apanhou a vítima errada? E se ela for o verdadeiro alvo?"
Miss Jane Marple é a detetive feminina mais famosa da autora (embora não seja a única investigadora dela). Mas, não vá imaginando uma moça cheia de atributos e que faz caras e bocas não. Marple é uma senil senhorinha que investiga tudo que lhe cai em mãos por meio da "análise" do que ela ou as pessoas ao seu redor viveram. Parece coisa de doido mas, acredite, ela sempre acerta.
Neste livro a senhorinha está adoentada, já que sua idade lhe é bem avançada, e seu sobrinho escritor, Raymond, lhe contratou uma acompanhante chamada senhorita Knight. Mas o jeito no qual essa moça a trata, tal qual uma criança, a irrita profundamente, mesmo que ela não se mostre alguém ruim. Para escapar do excesso de cuidados, ela escapa para um passeio, mas acaba caindo na rua em uma parte nova da cidade e sendo acolhida por uma dona de casa muito gentil e faladeira, a senhora Heather Badcock.
Não demora muito para que a cidade toda já saiba do ocorrido e, com isso, para que sua amiga de longa data, a senhora Bantry, venha lhe fazer uma visita. Bantry é a antiga proprietária de Grossington Hall (a casa cujo corpo de uma moça foi encontrado no livro "Um Corpo na Biblioteca" no primeiro box desta coleção), e ela conta a Miss Marple que a nova proprietária do lugar, a famosa atriz Marina Gregg, irá fazer uma festa beneficente por lá.
E, como não podia deixar de ser, justamente nesta festa uma pessoa irá morrer na frente de todas as outras pessoas e essa sagaz senhorinha senil será a única capaz de desvendar esse mistério.
Cem Gramas de Centeio
Páginas: 232
Sinopse: "Rex Fortescue, um saudável homem de negócios, morre envenenado enquanto tomava chá, e a única pista encontrada foram cem gramas de centeio em seu bolso.
O Inspetor Neele conduz a investigação, pois todos que viviam ao redor do falecido teriam bons motivos para cometer o crime. Cabe a Miss Marple, que surge na hora certa, resolver o caso."
Rex Fostescue é um empresário rico, que sempre começa seu dia de trabalho tomando um chá preparado por sua secretária. Porém, justo neste dia, ele passa muito mal e é internado. Um punhado de centeio é encontrado no bolso de seu paleto. O inspetor Neele é chamado para investigar o que aconteceu, mas o empresário não resiste e vem a falecer, e o veredito médico é: envenenamento.
O inspetor começa a investigar todos os fatos, as pessoas envolvidas e coloca em sua lista tanto funcionários quanto parentes do empresário. Porém, não demora para que outras pessoas morram e muitas das teorias do investigador caem por água a baixo. E é nesse ínterim, enquanto ele tenta desvendar exatamente o que se passou em que Miss Marple aparece no Chalé do Teixo, a casa do falecido Fostescue, para uma visita inesperada.
Ela conhecia uma das vítimas e aparece no local oferecendo "ajuda" para desvendar quem está por trás de tamanha maldade. E embora as pessoas possam não levar fé, é com a ajuda de uma cantiga de roda que ela começa a desvendar todo o mistério: "Com cem gramas de centeio / E vinte melros de recheio / Basta fechar a panela / E esperar que se ponham a cantar / Uma torta tão bonita não faria o rei vibrar? / Enquanto ele no escritório, o dia inteiro, / Pensa só em ganhar dinheiro, / A rainha na sala sozinha / Come o pão com mel que lhe trazem da cozinha. / A criada, no quintal, estende a roupa, feliz, / Até que um passarinho safado lhe morde o nariz."
Páginas: 266
Sinopse: "Ao folhear seu jornal vespertino, Miss Jane Marple se depara com a inesperada notícia da morte de Jason Rafiel, um milionário que a ajudou a evitar uma tragédia não muito tempo atrás, numa viagem ao Caribe. Uma semana depois, ela descobre que o finado lhe deixou uma herança que ela só receberá se conseguir solucionar mais um mistério.
Mas como resolver esse caso se Mr. Rafiel não forneceu qualquer informação acerca do crime, do lugar, do assassino ou da vítima? Por onde Miss Marple poderia sequer começar? Seria essa apenas uma brincadeira de mau gosto? Ou o ato final que provará, de uma vez por todas, sua perspicácia e vocação como a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável?"
Esse é o último mistério escrito pela autora para que essa senhorinha investigasse. Mas, diferente de Hercule Poirot, ela não morre ao final, então fique tranquilo na hora de ler, ok? Não vai ser preciso deixar um lencinho de lado, não.
Como dito na sinopse, esse caso usa um personagem que já apareceu em um livro anterior da personagem para "servir de ponte", o rico Jason Rafiel, que ela encontrou anteriormente em "Mistério no Caribe" (livro ao qual eu não li ainda). Esse senhor faleceu, mas antes de morrer deixou um último desafio a sua conhecida, ela teria que descobrir o que ele queria que ela investigasse e ao final receberia uma boa quantia em dinheiro para gastar como quisesse.
Mas, como assim: ela teria que descobrir? Mas é exatamente isso. Tudo o que ele é faz é deixar pago uma excursão para a senhora e ela terá que descobrir o porquê de estar naquela excursão, de estar vendo aquelas casas, com aquelas pessoas ou qualquer outro motivo que venha a lhe chamar a atenção em algum local que ela não sabe ainda qual será. O safado não deixa pistas não, mas pessoas que o conheciam podem dar alguma ideia a ela sobre como prosseguir.
Confesso que achei o começo bem cansativo, ele leva um tempo para engrenar e eu mesma me peguei bem irritada por não saber o que é que ela tinha tanto que investigar afinal. Porém, na hora que o livro começa a tomar forma e você se situa de fato nos motivos de ela estar investigando e o que exatamente aconteceu, tudo começa a se encaixar muito bem, até mesmo o mistério deixado pelo falecido.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário!