A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson - HQ
Adaptação: Carlo Rispoli, Manoel Pace
Páginas: 104
Editora: Nemo
Nesta nova adaptação da obra, os leitores descobrem como o jovem Jim Hawkins, com apenas 12 anos, deixa a tranquila vida na taberna de sua mãe para sair em busca de um tesouro, na companhia de amigos nobres e aventureiros.
Ao chegarem à ilha indicada no mapa, tendo transposto os perigos do mar, eles descobrem o verdadeiro perigo: há outros interessados no tesouro escondido. Honra, coragem, aventura e amizade são os ingredientes deste clássico para leitores de todas as idades.
O que dizer da adaptação de A Ilha do Tesouro em quadrinhos, feita por Carlos Rispoli e Manuel Pace?!
Bem, não irei mentir, adorei a leitura. Li o Clássico em livro no começo do ano passado e adorei ele, então fui logo comprar essa edição em HQ, porém demorei a ler ela, o que não interferiu em nada na leitura, achei que a adaptação foi muito boa.
Os criadores conseguiram recriar toda transição que Jim Hawkins passa durante a sua aventura em busca do tesouro do finado Capitão Flint (uma pena que ele não aparece, bem que queria ter um prequel em livro com ele, aliás, existe um prequel em série, chamada Black Sails, feita pelo canal Starz – canal mais conhecido pela serie Spartacus – que é muito boa, e que termina na sua 4ª Temporada nesse ano que começa). Bom, voltando à HQ, como estava falando os criadores conseguem recriar/transmitir muito bem a transição que o jovem Jim tem durante essa aventura, de um jovem inocente para um homem maduro.
Para quem ainda não conhece a história, aconselho a ler o clássico, que de longe é um dos melhores que eu já li. Um pouco sobre ela: A história é sobre o jovem Jim, que tem sua vida virada do avesso com a chegada de um senhor na estalagem de sua mãe; o senhor passa bastante tempo lá, e depois de um tempo, descobrem que ele é um pirata, os ‘amigos’ dele vão atrás dele, pois ele possui um mapa que contém a localização do tesouro do Capitão Flint; depois disso, a vida de Jim muda completamente: ele de posse do mapa, se junta ao conde do vilarejo e a um médico renomado e partem em busca de Tesouro de Flint, com isso passando por muitas aventuras.
E para quem não curte muito clássicos por qualquer motivo, seja achar a leitura mais difícil ou porque adquiriu o habito de ler a pouco tempo, uma dica: comece pelas adaptações em HQs, existem muitas obras famosas que tem adaptações em HQ.
Essa edição é da Editora Nemo (nunca tinha adquirido nada da editora), a diagramação é muito boa, em um tamanho bom, o que não dificulta a leitura. Após a história, temos um texto com curiosidades sobre o autor da obra original e sobre os criadores da HQ.
A HQ é muito boa, os desenhos são ótimos (principalmente os do barco, que me deixou admirando por alguns minutos em cada imagem do Hispaniola). Porém não vou mentir: Não curti tanto os desenhos dos humanos, o protagonista Jim é um adolescente, mas nos desenhos está com a aparência mais velha.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário!