Terminei de Ler: A Ilha do Tesouro

Terminei de Ler: A Ilha do Tesouro 
Autor: Robert Louis Stevenson
Páginas250
Editora: L&PM 
Stevenson concebeu A ilha do tesouro para o divertimento de seu enteado, Lloyd Osbourne, que tinha doze anos em 1881. Escrevendo a seu amigo W. H. Henley a respeito do novo livro, ele declarou que "se isto não encantar os garotos, ora, então eles mudaram muito desde que eu era criança". Uma história de piratas, com um mapa, um tesouro, um motim e um cozinheiro de bordo com uma perna só, A ilha do tesouro permanece uma das histórias de aventuras mais amadas da literatura.
Robert Louis Stevenson (1850-1894) é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor deste A ilha do tesouro (1883), sua primeira obra de ficção extensa. O reconhecimento que recebeu após a publicação deste livro cresceu com o lançamento de O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde (O médico e o monstro), de 1886.





Yo-ho-ho, e uma garrafa de rum!

A Ilha do Tesouro, conta a história do jovem Jim, ele é filho de donos de uma estalagem, chama de Almirante Benbow, a estalagem dos pais de Jim é bem tranquila e sem muitos fregueses, e por isso é escolhida a dedo por um senhor misterioso, que a princípio é chamado por Capitão (posteriormente descobrimos que ele chama Billy Bones).
Billy fica hospedado na estalagem Benbow por um tempo, Jim e seus pais ao longe da estadia percebem algo errado com o Capitão, parece que ele está se escondendo de alguém, e tudo se confirma quando o velho pede Jim para ficar de olho num ser misterioso, o 'homem com a perna de pau'.
A estadia tranquila de Billy e a vida dos Hawkins muda tragicamente com a chega de um velho conhecido de Bones e com essas visita, desgraças rolam, o que resulta na fuga de Jim e sua mãe.
Depois que foge, o jovem Jim junto com o conhecido doutor Livezey e o Conde Trelawney descobrem do que os conhecidos de Billy Bones estavam atrás: O Tesouro de James Flint, ou para os íntimos, Capitão Flint! Com essa descoberta, os 3 se juntam para irem à caça do tesouro do terrível Capitão. 
Nesta grande aventura em busca do tesouro de James Flint, Jim e seus amigos enfrentam muitos perigos, não sabendo em quem confiar, e o garoto se vê numa situação que é obrigado a crescer, não há mais tempo para brincadeiras.
Será que Jim e seus amigos irão conseguir achar o ouro? Será que irão sobreviver e voltar sã e salvos para casa? E os piratas que estavam atrás de Billy, irão deixar para trás o que procuram? Isso vocês irão ter que ler para descobrirem.

De cara já AMEI A Ilha do Tesouro, amei os personagens, e principalmente a história, afinal tudo relacionado a piratas, navios e principalmente estórias épicas me encanta demais. O melhor de tudo no livro, ainda mais se tratando de um clássico é que ñ tem muito daquele religiosidade em que li em outros clássicos, entendo q falar disso era inevitável, mas desculpe a comparação, mas tem histórias, tipo em Drácula, que essa religiosidade, me irritou demais, mas nesse livro ela é bem leve, o que é muito bom. Só tenho uma coisa a reclamar do livro e não irei mais falar disso: Acho q faltou uma presença feminina maior nele, Robert podia ter baseado em Anne Bonny uma pirata real, afinal a única presença feminina do livro é a mãe de Jim, que protagoniza uma bela cena, com ela discursando quando vai pedir ajuda aos vizinhos: 
"Se nenhum de vocês ousar - disse a Sra Hawkins - Jim e eu ousaremos. Nós vamos voltar pelo caminho por onde viemos sem grandes agradecimentos a vocês, homens grandes e fortes, com corações de galinha..."O final, apesar de feliz, me agradou demais e fiquei muito curioso pra saber o que aconteceu com certo pirata, uma pena que o livro não tem uma continuação, mas gostei de saber o que aconteceu com os outros sobrevivente a casa ao tesouro de Captain Flint.

O livro é em Primeira Pessoa, a partir do ponto de vista de Jim, porém temos alguns capítulos com a perspectiva do Doutor Livezey.
Os personagens são muito bons, comecei a história não gostando muito de alguns (Billy e Silver), porque não gostava muito deles no prequel Black Sails, mas com o tempo, fui gostando deles e me apaixonei por Silver e seu jeito vira casaca.
Adorei ver como um jovem (Jim) de um simples garoto do campo, virou um pirata e conseguiu passar a perna não só nos piratas, mas em todo os adultos. Aliás Jim é um excelente protagonista.
Os outros personagens, os amigos de Jim e os outros piratas, também são personagens ótimos.

A história é muito boa como já falei, Robert nos entrega algo muito além de uma aventura infanto-juvenil, com muitos temas interessantes. 
A leitura é fluida, e o livro é pequeno, das duas vezes que li o mesmo, foi uma leitura de um dia.
Por fim aconselho todo mundo a ler esse livro, ainda mais pra um amante de história e de pirataria/navegações. Com toda certeza um dos melhores clássicos.

QUOTES

"... e repetia suas ordens para ficar cuidando ' o homem do mar com uma perna só'.
Está claro que eu não preciso descrever como esta personagem assombrava meus sonhos. Nas noites de tempestade, quando o vento sacudia os quatro cantos da casa e a rebentação rugia ao longo da enseada e subia pelos rochedos, eu imaginava de 1000 formas e com 1000 expressões diabólicas. Algumas vezes, a perna aparecia cortada no joelho, outras, à altura da coxa; outras ainda, ela era um tipo de criatura monstruosa, que nunca tivera mais do que uma perna, e esta surgia do meio do corpo. Vê-la pular e correr e perseguir-me pelas sebes e valas era o pior dos pesadelos..."

"15 homens sobre a mala do defunto - 
Io-ho-ho! - e uma garrafa de rum! 
O rum e o Diabo levaram os outros -
Io-ho-ho! - e uma garrafa de rum!"

" - Esses Doutores só entendem de curativos - disse Billy - E esse Doutorzinho aí, ora, o que é que ele sabe a respeito dos homens do mar? Eu estive em lugares onde era tão quente como piche derretido e via meus companheiros caindo em volta com a febre amarela, e a bendita terra se sacudindo igual ao mar, com terremotos - que é que o Doutor save de terras como essa? E uma coisa lhe digo: por lá, eu me sustentava só com rum. O rum tem sido para mim alimento e bebida: somos como marido e mulher, sempre juntos; e se eu não puder tomar rum agora que sou um casco velho, abandonado em uma praia deserta, meu sangue vai cair sobre você, Jim, e sobre a cabeça daquele curandeiro."


"... O nome do Capitão Flint, embora fosse estranho para mim, era muito bem conhecido dos homens que tinham estado a trabalhar nos campos que ficavam do outro lado do 'Almirante Benbow' lembravam-se, além disso, de terem avistado diversos estranhos na estrada e fugido deles, por pensarem que fossem contrabandistas e pelo menos um dos aldeões tinha visto um pequeno barco a vela, um lugre, em uma praia que denominávamos Kitt's Hole. E falando nisso, qualquer homem que tivesse sido companheiro de bordo do Capitão era o suficiente para deixá-los mortalmente assustados."

"Dizem que covardia pega, como uma doença infecciosa; mas que a discussão, por outro lado, serve para criar coragem..."

"... Você já ouviu falar desse Flint, suponho eu? - Doutor
- Ouvi falar? - exclamou o Conde. - Ouvi falar dele, diz você? Ele foi o bucaneiro¹ mais sedento de sangue que já navegou por esses mares. Barba Negra era uma criança comparada a Flint. Os espanhóis tinham um medo tão prodigioso dele que, eu lhe digo, senhor, às vezes eu até me orgulhava de que ele fosse inglês..."

"... Ah, aquele homem merecia uma coroa, Flint merecia! Tirando o vício do rum, não havia ninguém igual a ele. Ele não tinha medo de nada, ele não: só respeitava Silver - Silver era o único cavalheiro da fortuna² que ele respeitava."

"... Bem, eu não tenho estudo e você é um rapaz que sabe ler e contar, e, para falar com franqueza, você acha que um homem morto morre de verdade, ou ele volta à vida de novo? -Hands
- Você pode matar o corpo, Mr. Hands, mas não pode matar o espírito... -Jim"

"- Por 30 anos - Disse Mr. Hands -, eu naveguei pelos mares e vi o bem e o mal, o melhor e o pior, tempo bom e tempestade, provisões se acabando, facas empunhadas e tudo o mais. bem, agora eu lhe digo: nunca vi resultar nenhum bem da bondade. Aquele que dá o primeiro golpe é o que sobrevive..."


" - Bem - disse eu (Jim) -, eu não sou um idiota tão perfeito que não saiba muito bem o que me espera. Se tiver de acontecer o pior, não estou mais me importando muito. Já vi gente demais morrer desde que me encontrei com você. Mas há uma coisa ou duas que eu tenho a lhe dizer. E a primeira é está: vocês estão em péssima situação: navio perdido, tesouro perdido, homens perdidos, todo o negócio de vocês naufragou, e, se vocês querem saber quem foi o culpado, FUI EU! Eu estava dentro do barril de maçãs na noite em que avistamos terra, e escutei você, John, e você, Dick Johnson, juntamente com Hands, que agora se encontra no fundo do mar, e contei todas as palavras que vocês disseram, antes que se passasse uma hora. E quanto à escuna, fui eu quem cortou-lhe o cabo, e fui eu que levei sozinho para um lugar em que vocês jamais a encontrarão, nem um só de vocês. A risada final é minha; eu tive controle do negócio desde o princípio; e não tenho mais medo de você que teria de uma mosca. Mate-me, se quiser; ou então poupe-me. Mas uma coisa eu vou dizer e essa vai ser a última: se vocês me pouparem, tudo
ficará esquecido, e quando vocês forem levados ao tribunal, sob acusação de pirataria, eu vou salvá-los a todos, se puder. São vocês que têm de escolher. Matem mais um, sem terem vantagem nenhuma nisso, ou me poupem, e terão uma testemunha para salvá-los do patíbulo."

"Quem é você, Tom Morgan? Talvez você pense que é agora o capitão aqui, quem sabe? Pelos poderes celestes, vou ensinar-lhe uma lição! Tente me contrariar e você irá para o lugar para onde foram muitos homens bons antes de você, do primeiro ao último, nestes últimos trinta anos – alguns para a verga, rebentem o meu casco! –, e outros andaram pela prancha, e todos viraram comida de peixe. Nunca houve um só homem que me olhasse nos olhos e me desafiasse e visse o dia seguinte, Tom Morgan, pode ter certeza disso!

Comparações:³

Como muitos clássicos, o livro tem muitas adaptações, e eu separei duas para comparar, A Ilha do Tesouro de 2012, um telefilme (ou serie, não entendi o que é, pois em cada lugar da internet, li algo diferente) com Elijah Wood e Black Sails que é um prequel4 da história.


A Ilha do Tesouro (de 2012):


Já é clichê falar que uma adaptação, nunca vai ser 100% fiel ao original, mas pelo menos para mim, não tem, como não comparar uma obra que li e amo com uma adaptação que eu vi.
Nessa adaptação, como sempre, eles mudam MUITA coisa, mas a ideia original está presente, porém mesmo assim, ela não me agradou. Porque? Bem, por que teve MUITAS coisas que eles mudaram, incluindo a essência de alguns personagens, que me fizeram não curti muito a adaptação.

O que eles mudam?

O começo é diferente, mais resumido, o que não é ruim, afinal, a linguagem de uma serie ou filme é diferente de um livro, e muitos não irão querer ver uma narrativa arratada; 

Muitos acontecimentos do livro são mudados, o final por exemplo foi MUITO mudado, algumas coisas eu não gostei nele, mas uma outra (envolvendo o protagonista Jim) eu achei bem legal;

3º Jim ouve Long John Silver quando o mesmo vai ao Almirante, atrás do mapa do tesouro (isso ñ acontece no livro), o que se torna ridículo essa mudança, pois o menino não o reconhece pela voz posteriormente; 

O Doutor no filme é um babaca, pequei um ódio dele no começo e não deixei esse ódio de lado. Ainda sobre mudança no carácter de um personagem, O Conde Trelawney (pisou na bola Tommy) é mudado completamente na adaptação, ele se torna um babaca ganancioso. E essas duas mudanças me atrapalhou muito a sentir algo pelos 'mocinhos' da história, chegou no momento que eu estava torcendo para os piratas. Algumas coisas no personagem Jim também são mudadas, algumas decisões são tomadas para ele por outros, o que diminuiu todo o personagem dele, que é o de um jovem que amadurece e um jovem inteligente

5º Billy nessa adaptação é um personagem muito bom, como ocorre no livro, mas não ocorre em Black Sails, que ele é um bostinha.

Porém temos muitas coisas legais na adaptação, como os flashback do Flint e de sua tripulação, antes de toda a história, coisa que não temos no livro, afinal só sabemos de algumas coisas contadas pelos personagens ao Jim.  Também temos muitas cenas com a mulher do Silver, que não aparece no livro direito, e mais cenas com a mãe do Jim. E o já citado por mim, final envolvendo Jim. 

Curiosidades: 

A) Pisou na bola, Tommy, ninguém deve ter entendido isso, bem, coloquei isso, pois, o ator, Rupert Penry-Jones, que faz o Conde, é um ator que também participou de Black Sails, lá ele faz um personagem que não tem na história de A Ilha do Tesouro, chamado de Thomas Hamilton.

B) Temos na adaptação muitos rostos conhecidos de outras adaptações, como Elijah Wood (O Senhor dos Anéis), Daniel Mays (uma 'adaptação' de Frankenstein de 2015), Donald Sutherland (Jogos Vorazes) e o próprio Rupert Penry-Jones (que já fez uma adaptação de Jane Austen, Persuasão, de 2007). 






















Black Sails:

A série começou com um prequel, mas se tornou mais do que isso e criou vida própria, se tornou uma série histórica, em que vários piratas reais apareceram, o que só enriqueceu a história. Se tornou uma série com muitos assuntos atuais, apesar de se passar no passado, e aportou muito bem esses assuntos.
A cada menção ao Captão Flint no livro, era eu quase morrendo infartado, uma pena que o meu personagem preferido na serie, não aparece no livro, mas ainda comparando os dois, gostei bastante do Billy no livro e no começo odiei o Silver, mas com o tempo passei a gostar dele.
Só mais isso para comentar sobre a serie: Vejam, é uma das melhores que eu já vi, e se não estiverem gostando do começo, persistem, porque a coisa só melhora. 






Curiosidades: 

Como falei, muitos piratas reais, participam da história, tais como, Jack Rackman, conhecido como Calico Jack, Anne Bonny, Mary Read, Charles Vane, Edward Teach, ou Barba Negra para os íntimos, Edward Lowe. Também temos outros personagens históricos, como Woodes Rogers, que foi o 1º Governador das Bahamas, Eleanor Guthrie (mais o sobrenome, que é de uma família real que teve muito envolvimento com piratas perto de Nassau). 

Se eles colocaram alguns personagens históricos, é claro que alguns fatos sobre esses personagens aparecem na trama, alguns fatos envolvendo, Charles Vane, Woodes Rogers, Barba Negra, Jack Rackman, Anne Bonny e outros aparecem na trama, sejam os fatos em sí como ocorreram, ou adaptados.

Alguns acontecimentos históricos também aparecem na série, algumas coisas envolvendo a cidade de Nassau por exemple. Como muitos piratas reais aparecem na serie, fatos envolvendo eles também aparecem, como por exemplo o surgimento da Jolly Rogers. 

Capitão Flint ♥ 
De longe um dos melhores protagonista que conheço! 
Notas: 

1) Os antigos piratas da Jamaica alimentavam-se em boa parte de nozes-pecãs, e por isso
foram chamados de pecaneiros; com o tempo o termo transformou-se em bucaneiros; o mesmo que piratas ou flibusteiros; às vezes, também chamados corsários.

2) Apelido gentil que os piratas do livro usam para falar de si mesmos. 

3) Vocês devem estar se perguntando, o porque de eu ter colocado uma nota na palavra 'comparação', bem é que eu achei interessante, discutimos sobre adaptações, o que faz você odiar ou gostar de uma adaptação? Eu gosto de uma adaptação quando eles adaptam bastante coisas, e as mudanças são significativas e ajudam na narrativa (como um plot resumido), quando as mudanças são interessante e não coisas sem criatividade - por exemplo é o caso da série Outlander, que teve uma 1ª Temporada bem diferente do 1º livro, mas com uma adaptação boa, infelizmente não foi o caso da S2, e também o caso das primeiras Temporadas de Game of Thrones. E eu não gosto de uma adaptação quando mudam drasticamente a essência da história, e que no decorrer da história, a mesma fica cheia de furos - caso de GOT a partir da 5ª Temporada. Eu também percebi que gosto mais de uma adaptação se eu vejo o filme/série antes de ler o livro, se faço isso tenho mais chances de gostar da adaptação. Também estou curioso para saber se vocês já leram algum livro que não tem adaptação alguma, e vocês torcem para não ter, pois acham impossível sair uma adaptação boa? Eu por exemplo tinha, a série Fallen, onde sempre pensei que era uma história bem difícil de se adaptar, não só por causa da narrativa, personagens, porque amo a história, mas levando em conta o final da série, que não combina muito com um final que um filme ou série teria. 

4) Para quem não sabe, um prequel, nada mais é que uma história antes da outra, tipo Animais Fantásticos para Harry Potter, Animais Fantásticos é um prequel de HP, pois conta uma história que se passa antes da história de Harry. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo