Terminei de ler: Os Condenados


Os Condenados
Autor: Andrew Pyper
Tradutora:Cláudia Guimarães
Editora: DarkSide
Págins: 352
Dimensões:14 x 21 cm


Danny Orchard conseguiu enganar a morte e ganhou uma segunda chance para viver. Só que ele não voltou do inferno sozinho. Em Os Condenados, Andrew Pyper, autor do fenômeno O Demonologista, explora as conexões de amor e ódio entre irmãos gêmeos, numa história sobrenatural digna de pesadelos.
Danny passou por uma experiência de quase-morte em um incêndio há mais de vinte anos. Sua irmã gêmea, Ashleigh, não teve a mesma sorte. Danny conseguiu transformar sua tragédia pessoal em um livro que se tornaria um grande best- seller. Ainda que isso não signifique que ele tenha conseguido superar a morte da irmã. Claro, ela nunca mais o deixaria em paz.
Mesmo depois de morta, Ash continua sendo uma garota vingativa e egoísta, como sempre. Mas agora que seu irmão finalmente tenta levar uma vida normal, ela se torna cada vez mais possessiva. Danny parece condenado à solidão. Qualquer chance de felicidade é destruída pelo fantasma de seu passado, e se aproximar de outras pessoas significa colocá-las em risco.



=======*=======

Danny Orchard é um sobrevivente. Após um misterioso incêndio em seu aniversário de 16 anos, que vitimou sua irmã gêmea Ash e quase o matou também, ele retorna 'do outro lado' e tenta levar uma vida comum. Como se isso fosse possível...

Naquele instante, um pensamento. Dito não pela minha voz, mas pela de Ash.
Isso nunca vai parar. Ela dizia.
pg.27

A família Orchard, a primeira vista, poderia ser classificada como a típica família "comercial de margarina": classe média, o pai trabalha em uma grande empresa e a mãe é dona de casa, e apesar de Danny ser meio retraído, Ash compensa essa 'falha' sendo a garota mais popular do colégio com notas excelentes e prêmios em diversos esportes. Tudo parece perfeito, mas isso é apenas a imagem exterior, na realidade as coisas  não são bem assim.

"Como se pode distinguir um homem bom de um homem mau quando não se vive com ele, quando não se precisa confiar nele?"
pg.18

Algo de estranho acontece no nascimento dos gêmeos. Isso faz de Ash uma garota fria, calculista, que não mede esforços para atingir seus objetivos, e, mesmo quando não há objetivos, o modo de diversão dela é bem perigoso, para dizer o mínimo. A família sabe disso, e é por isso que o pai passa cada dia mais tempo no trabalho e a mãe se refugia no álcool. Mas Danny não tem para onde correr. Sempre à mercê de Ash, ele não pode enfrentá-la nem ignorá-la, pois ela tem uma certa obsessão por ele. Por deixá-lo com medo, deprimido, mostrar seu poder e do que ela é capaz. É por isso que, mesmo após a morte de Ash, Danny não consegue viver em paz.

Um olhar que diz algo como É impossível você saber o que eu sei. Ou Um dia, vou mostrar para você tudo de que sou capaz. Ou Eu sempre venço. Você sabe disso, não sabe?
pg.35

Durante toda a vida de Danny, ele foi importunado pela presença da irmã, estando ela viva ou não. É por isso que, beirando os 40 anos, Danny já desistiu de algum dia se ver livre de Ash e nem se preocupa mais com quando ela aparece e o que pode fazer. Porém, isso muda quando ele conhece Willa e Eddie e tenta começar uma nova família. Agora, eles são as pessoas que mais importam para Danny, e Ash começa a persegui-los e mostrar seu poder novamente. Ela simplesmente não aceita que ele possa viver bem e feliz, e portanto, vai fazer da vida de Danny e sua nova família um inferno.

"Ela está morta, não está?"
"Sim, mas há pessoas que, por alguma razão, não permanecem completamente mortas." 
pg.135

Mas Danny está determinado a não permitir que Ash faça mal a Willa e nem a Eddie, que ele já considera quase como um filho, e para isso, irá até as últimas consequências.

"Porque a sua irmã está morta. Um pé do outro lado do rio e o outro na sua garganta. Você não pode empurrá-la de volta para onde ela deveria estar, não de onde você está. Ela só pode ser puxada."
pg. 147

O livro é narrado em primeira pessoa, portanto, conhecemos os fatos através do olhar de Danny, assim como conhecemos seus medos, angustias e decisões. Acompanhamos o desenvolvimento de seu afeto por Willa e principalmente por Eddie, e ao conhecer melhor sua relação com seus pais e sua irmã, percebemos que apesar de tudo pelo que passou, Danny tem um coração puro que tenta acreditar no lado bom das pessoas até o último minuto. Os demais personagens também tem seus pontos fortes, sejam eles os amorosos e compreensivos Willa e Eddie, ou até mesmo a obscura e perigosa Ash com sua presença marcante e constante.

Não era nada que eu pudesse ouvir, mas havia alguma coisa.
A coisa que você imagina quando acorda no meio da noite, desperto pelo que pode ter sido passos no andar de baixo. Aquilo que você não levanta para procurar porque prefere se convencer de que não está lá. Só que está. Você pode sentir no silêncio. O silêncio excessivo de uma criatura que consegue prender a respiração por mais tempo que você.
pg.81

Apesar de eu não ter muita experiência com livros do gênero terror, não acredito que Os Condenados possa ser classificado como tal, como costuma ser divulgado, ou pelo menos não inteiramente. Ele até começa com um pouco de terror e suspense, algo do tipo sobrenatural, mas no decorrer da história acaba se tornando meio que uma aventura fantástica. Ainda mantém seus momentos "terríveis', mas é basicamente uma jornada em outro mundo, com seres que não se parecem exatamente com o que esperaríamos encontrar lá. Mas nem por isso podemos desmerecer a história apresentada. Após um início de suspense e um desenvolvimento em busca de respostas e soluções, o final apresentado é conclusivo, revelador e explicativo.

O fato de ela estar aqui prova que não fazer o que devemos fazer nos condena tanto quanto fazer o que sabemos ser errado.
pg. 245

O ponto alto do enredo é a maldade humana ou não, a consequência de nossas ações e o que acontece quando deixamos de acreditar que vale a pena viver. Nos relembra para tomarmos cuidado com as promessas que fazemos, e principalmente, com o quão perigosas elas podem ser. Por fim, nos mostra que a solução para nossos problema só depende de nós mesmos.

“Os atos desta vida formam o destino da próxima.”
pg. 181

A edição, como já era de se esperar, não deixa nada a desejar, uma marca registrada da Darkside Books. Com capa dura, textura na lombada e fita marca páginas, é um exemplar que vale a pena ter na estante, não só pela história, mas pela bela apresentação também. Infelizmente, algo que me incomodou um pouco nesse livro foi o aparente descuido na revisão. Podemos encontrar várias palavras com grafia ou concordância erradas, e até falta de ponto no final de frases e parágrafos, diferente  da maioria dos livros da editora onde esses 'descuidos' quase não são encontrados.

Se você se interessou pela história, pode aproveitar e adquirir seu exemplar por algum desses links para ajudar o blog:
AMERICANAS    SUBMARINO


=======*=======


Este post participa da Dark Season. Para saber mais detalhes e concorrer à um livro da editora Darkside clique aqui.



18 comentários

  1. Oi prefiro muito mais livros de suspense,do que de terror.

    Tenho o Demonologista,que acredito ser o primeiro livro que deu início ao livro "Os Condenados. Mas ainda estou no comecinho.

    E também não achei uma trama de terror!

    Espero gostar do Demonologista para futuramente ler esse.

    ResponderExcluir
  2. Oi Diovana! Adorei a resenha, as edições da Darkside são demais né? Vou começar a ler O Demonologista essa semana, vamos ver se eu me empolgo pra ler Os condenados rs... Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!
    Já li O Demonologista e adorei!! Não considero os livros do autor como "terror", e mais como suspense e até mesmo um thriller...
    Estou muito empolgado para ler esse livro pois adoro a escrita do Pyper e a sinopse é muito promissora.

    ResponderExcluir
  4. Não é a primeira vez que me deparo com livros dessa editora sendo vendidos como "terror" e não sendo tão aterrorizantes assim. É preciso ter cuidado para não se decepcionar. Eu achei que esse fosse alguma continuação de O Demonologista, mas vi que não. Como ouvi dizer que o primeiro livro era bem ruim, já tinha descartado esse da minha lista, mas vendo que são completamente diferente, penso em dar uma chance no futuro. As edições que fizeram para esse autor são lindas, a editora como sempre de parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, essa é a primeira resenha que leio desse livro e até então não sabia ao certo do que se tratava. Gostei muito da sua resenha e é um livro que eu provavelmente lerei quando puder, pois achei muito interessante essa premissa da irmã que não deixa o irmão viver em paz.

    ResponderExcluir
  6. Oi Diovana!
    Ainda não li nenhum livro da Darkside, já tenho um deles, mas não tive tempo ainda. rs Fiquei bem curiosa por esse livro e já fiquei com certo medo da Ash, ela é bem sombria e maquiavélica. Gostei do livro ser em primeira pessoa, creio que nos faz conectar ainda mais com o protagonista e com a trama também.
    Fico mais feliz em saber que o livro só tem o tom sombrio, mas não é inteiramente de terror como outros. Gostei disso porque sou medrosa! rs Pena que a Darkside não prestou muito atenção na revisão final, uma edição tão maravilhosa, deveria ter um cuidado a altura.
    Bela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Li recentemente e gostei muito. Apesar de não trazer aquele terror esperado, gostei muito da parte sobrenatural que trata o livro.
    Quanto ao trabalho da editora, não tem nem o que falar, perfeito!! Fico cada vez mais apaixonada pelas edições.
    Parabéns pela excelente resenha!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e gostei de saber do fato que a narrativa é feita pelo ponto de vista Danny, afinal dessa forma podemos ver mais de perto seus medos e angústias.
    Não sou muito fã do gênero, mas tenho buscado ler mais e não tenho me decepcionado.
    A diagramação parece estar impecável.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu já ouvi falar desse livro, mas como é de um gênero que não costumo ler, não tenho intenção em fazer a leitura. Apesar de que você classificaria esse livro como uma aventura fantástica, despertando a minha curiosidade, vou passar a dica desta vez, já que o ponto alto da leitura é a maldade humana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu já suspeitava que não fosse exatamente um livro de terror, mas sim um suspense ou até como você mencionou, uma aventura, mas ainda sim, tenho curiosidade em ler, a história parece ser interessante e envolvente e só acho uma pena que a revisão tenha deixado a desejar, pois isso acaba atrapalhando a leitura. Enfim, esse livro foi um dos que pedi de amigo secreto, estou louca para tê-lo!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não conhecia o livro e apesar de não ser muito do meu estilo preferido, parece ser uma boa história. Fiquei imaginando que daria um bom filme de suspense ou terror, embora pareça ter gêneros misturados, como percebi com suas observações. Bom saber também da reflexão que o livro passa.
    Parabéns pela resenha!

    Bjs
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Diovana, já tinha ouvido falar desse livro e confesso que ele não me chamava atenção porque eu acreditava que ele só tinha a ver com o terror e sou muito medrosa.
    Mas depois da sua resenha fiquei tentada a dar uma chance e saber mais das influências da Ash com o Danny.

    ResponderExcluir
  14. Realmente Diovana, esses descuidos de revisão não são muito comuns na editora, é até estranho encontrar. Eu tinha uma ideia bem diferente desse livro, achava mesmo que pendia mais pro lado do terror. Pra falar bem a verdade, dos livros da Dark que li até hoje, nenhum me deu esse medo todo, eram só coisas mais sombrias.
    Fiquei interessada em conhecer essa história, essa relação dos irmãos e a obsessãop da Ash. Tem alguma explicação pra ela ser assim?
    beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Diovana, sua linda, tudo bem?
    Fiquei agoniada por ele. Que pessoa é a irmã dele? Nossa, porque ela o persegue, mesmo morta? Porque ela não quer permitir que ele seja feliz? Como é um livro de terror basicamente, mesmo que não no todo, acredito que o final não será feliz e sim trágico. Engraçado, essa história me lembrou de um filme que eu vi, faz muito tempo, em preto e branco. De repente, pode ser baseado nesse livro e eu nem sabia. Gostei muito da sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro (aliás, quero ler a maioria dos livros da Darkside hahaha). Os condenados me desperta mais o interesse do que Demonologista, que já vi bastante críticas. Além disso, a premissa do livro é mais interessante pra mim. Uma pena o livro estar com falha na revisão, espero que a editora arrume esse erro nas próximas edições do livro.

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Este livro entrou na minha lista com certeza pelo fato de tratar sobre o sobrenatural e de uma maneira na qual acredito ser verdadeira.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  18. Os Condenados é um livro incrível, e que com certeza deve ser lido por todos. Para aqueles que se decepcionaram com O Demonologista como eu, recomendo dar uma segunda chance ao autor, pois a história é muito bem explicadinha e fechada

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo