De olho no livro: Miniaturista
















MINIATURISTA


Autora: Jessie Burton
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Formato: 16.00 x 24.00


















Gente, que livro lindo. Logo de cara tem 2 das coisas que muitas pessoas podem não reparar, mas que eu acho que deixam o livro lindo. 1: textura da capa diferente do "normal". 2: impressão ou cor na contracapa.


A capa é de papel cartão alta alvura 250g/m², e para quem leu o De Olho no Livro: Toda Luz que Não Podemos Ver, deve se lembrar que eu comentei lá que a textura é meio aveludada, meio emborrachada... Não tem como definir, mas deixa o livro muito gostoso de ser segurado. O único ponto negativo desse papel é que ele pode ficar marcado com suor ou oleosidade das mãos, então é bom dar uma olhada após a leitura e passar um paninho seco (ou a manga da blusa) na capa se for preciso, para ela ficar sempre sem marcas.


Assim como retratado na sinopse, o livro envolve na história uma casa de bonecas (não necessariamente de bonecas de crianças, mas uma casa em miniatura) e é isso que vemos retratado na arte da capa. Alguns cômodos de uma casa em miniatura, e seus moradores em destaque, não coloridos mas apenas em branco e azul, como se fossem estranhos ali, não fizessem parte do cenário, que é todo em tons mais escuros.




O livro não possui ilustrações, há apenas uma imagem, antes da história começar, de uma casa de bonecas da época em que o livro se passa, para nos ajudar a entender como seria a casa que a personagem ganhou.


Além disso, a parte interna da capa tem uma impressão linda de um floral azul e preto. Não sei dizer se foi inspirado em um papel de parede da casa de bonecas, ou alguma louça ou outro objeto da cultura holandesa, mas deixou o livro mais incrível ainda.



E por fim, temos orelhas na capa! Não sei dizer se é porque eu gostei do tom de azul, mas achei muito bonito. E essa moldura então gente? um luxo!


As folhas internas são de papel pólen soft 70g/m², ou seja, possui folhas amareladas, oferecendo mais conforto na leitura. A fonte tem tamanho razoável, bom espaçamento entrelinhas e as margens também.

O início de cada capítulo é simples, sem ilustrações ou floreios, apenas o nome do capitulo na parte superior da folha e o texto começando logo abaixo. Apenas no interior do capítulo, quando é necessário alguma separação há duas folhinhas pequenas desenhadas. Simples e objetivo.



A revisão foi boa. Pouquíssimos erros de ortografia (eu só encontrei dois) e também gostei da tradução: não parece algo genérico ou automático, conseguiu passar a personalidade da autora na escrita.

Para quem se interessou, pode encontrar o livro nas lojas abaixo, mas já aviso que não é uma leitura fácil, nada de comprar esse livro pensando em dar de presente pra sobrinha que está entrando na adolescência agora, achando que há uma casa de bonecas e um mistério que ela irá resolver, pois os temas tratados são bem complexos, é um livro adulto.


Caso tenha se interessado, podem adquirir o livro através desses links e ajudar o blog a crescer :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo