A resenha de hoje é sobre um produto meio ingrato: o giz de cera. A minha caixa é essa da Faber Castell, super baratinha, custa cerca de 3 reais com 15 cores - 12 "normais" e 3 neons.
Classifico ele como ingrato porque você precisa saber trabalhar com ele para ter resultados bons, ou então ter sorte. Nas ultimas 2 vezes que usei ele para fazer céu/fundo em algum desenho tive sorte e o resultado ficou legal, mas sempre penso muito bem antes de usar e fico com o pé atrás. Na verdade tenho um pouco de medo de começar a usar o giz de cera (qualquer marca) e não gostar do resultado. Deve ser um pouco de trauma da infância, quando eu tentava usar eles para colorir desenhos pequenos e ficava horrível, saindo para fora dos traços rsrsrs. Outro trauma de infância era de quebrar o giz enquanto pintava com ele... quebrei vários assim quando era criança, mas até agora tudo certo com essa caixinha, não consegui quebrar nenhum (ainda).
Sobre as cores dessa caixa da Faber Castel: são as básicas da caixa de 12 lápis da mesma marca (possui um vermelho mais escuro e não tem roxo). Achei que elas são bem pigmentadas comparando com algumas outras marcas, e a cobertura no papel achei razoável, embora não tão boa quanto o lápis de cor. Não sei se é possível fazer degradês ou esfumados com giz de cera, o único modo que sei usar é "preenchimento total" com uma cor, e quando usei para fazer um céu ao entardecer, usando vermelho, laranja e amarelo deu um pouquinho de trabalho para fazer uma transição suave entre as cores, mas o resultado até que não ficou tão ruim.
Como falei: depende muito se você vai ter sorte ou tem talento para usar qualquer tipo de giz de cera em um desenho do seu livro, para não correr o risco de estragar tudo, mas arriscar de vez em quando faz parte. Já vi tutoriais ótimos de como usá-los para fazer fundos com textura, mas ainda não tive coragem de usá-los dessa forma. De qualquer forma, se você não gostar do resultado e ficar com muita raiva do giz, pelo menos foi algo barato, você pode guardar e dar outra chance para ele mais tarde, ou então fazer uma criança feliz :)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário!