Terminei de ler: Um Amor de Quatro Patas


Um Amor de Quatro Patas
Autor: Sérgio Chimatti
Páginas: 384
Editora: Vida e Consciência


Alicia, Jorge e o pequeno Denis formam uma família feliz. Jorge é engenheiro e recebe uma proposta para se mudar com a família para o interior e comandar a construção de uma usina hidrelétrica. Tudo vai bem até que uma tragédia acontece, afetando a todos profundamente.

"Um Amor de Quatro Patas" nos mostra que todas as pessoas no mundo vivenciam um processo de evolução que as conduz ao aprendizado e que ninguém pode impedir a evolução. Este romance aborda também a importância e o respeito a todos os seres da Criação, mostrando que o amor dos anjos de quatro patas é essencial em nossa vida.

Finalmente esse livro desencantou! Mais de um mês para conseguir concluir a leitura dele, e olha que ele é bom, então não sei explicar porque demorei tanto para terminar. 
Jorge é um engenheiro que precisa se mudar para o interior, para chefiar a construção de uma grande usina hidrelétrica. Alicia é uma esposa dedicada que apoia o marido, e seu filho Denis, um doce de criança. Pouco tempo antes da mudança, os caminhos de Sabrina e Rosemeire cruzam com os de Alicia e Denis, e nasce dali não só uma relação de trabalho mas também de amizade. 
Denis sempre quis ter um cãozinho (ou qualquer outro animal de estimação), mas Jorge era contra, até que, após a mudança e uma série de acontecimentos, ele cede ao desejo do filho, mas não sem antes tentar convencê-lo a trocar Meleca, a cadelinha SRD encontrada ao acaso, por um cachorro de raça com pedigree. A partir daí vemos a grande relação de amor e confiança entre Denis e Meleca e o papel fundamental que a cadelinha desempenhará no desenrolar dos fatos.
Um Amor de Quatro Patas é um livro espírita, então, como não poderia deixar de ser, durante toda  a história temos a presença dos espíritos protetores de nossos personagens. Também vemos um outro lado do mundo espiritual, que se ocupa dos animais e as relações destes com as pessoas. Quanto a esse quesito, apesar do livro trazer uma série de informações novas não as impõe com grande frequência ou intensidade, então não perdemos o foco da história, de acompanhar a vida e desenvolvimento dos nossos personagens; as informações sobre o mundo espiritual só vem para complementar. Além disso, são levantadas questão muito interessantes, que vão desde a alimentação vegetariana até os falsos pastores, mas não é pregada nenhuma "verdade absoluta", as questões são suscitadas justamente para nos fazer refletir sobre elas.
Uma característica marcante para mim é a linguagem utilizada e a construção das frases nos diálogos. Não sei explicar exatamente o porque, mas as conversas me parecem meio artificiais e não consigo imaginar os personagens utilizando aquelas palavras. Não que isso estrague a história, pois conforme as páginas vão passando nos acostumamos com o estilo de escrita, mas é algo que senti em todos os livros que li da Editora Vida e Consciência até o momento. 
Porém, algo que me incomodou um pouco foram as vidas passadas de nossos personagens. Não exatamente as vidas, mas o modo como foram exploradas no decorrer da narrativa, passando a impressão que eram algo "necessário" na narrativa, porém sem as ligações e explicações que fariam com que tudo ficasse interligado. Além de conhecermos mais de uma vida dos principais personagens, esses "flashes do passado" eram muito breves e superficiais, ou seja, cumpriam o objetivo de explicar algum fato do presente mas não despertavam empatia suficiente para querermos saber mais, e em alguns casos causavam até uma pequena confusão.
Completamente o oposto de Denis, que em sua inocência de fazer sempre mais perguntas, deixou a história com uma pegada mais leve apesar da quantia de informações e conhecimentos que transmite. O típico personagem pré adolescente capaz de acabar com sua paciência com uma frase mimada e recuperá-la logo depois demonstrando grande sabedoria, compaixão ou inocência.
Com certeza este é um livro que eu indico, não só por ter cachorros na história ♥ mas também porque passa grandes ensinamentos e responde dúvidas da inocência de uma criança, sem apelar para grandes questões filosóficas. Leiam, tenho certeza de que irão gostar.
Nota: ♥♥♥♥♡

Esta resenha foi realizada através da parceria entre o blog e a Editora Vida & Consciência, porém isso em nada interferiu na opinião exposta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo