Comparativo de cores: Faber-Castell X Maped

Início de um novo ano, hora de fazer as compras de material escolar. 
Se você costuma usar lápis de cor, provavelmente alguma vez já deve ter precisado de alguma cor específica para o desenho que estava colorindo e não encontrou no estojo que tinha. Se isso acontece durante uma aula de artes/educação artística na escola/colégio, é fácil resolver: basta pedir emprestado o lápis para o colega ao seu lado. Mas se você costuma colorir em casa e não tem a quem recorrer, pode ser interessante saber quais cores é possível encontrar em cada estojo.
Para isso, fiz uma breve comparação entre duas das marcas de lápis mais fáceis de encontrar no comércio ultimamente e que estão disponíveis em caixas com 12, 24, 36 ou 48 cores: Maped e Faber-Castell.


Faber-Castell: praticamente dispensa apresentações. Quase todo mundo já teve uma caixa dessa marca desde quando começou a ir  para a escola, nem que tenha sido de apenas 12 cores, ou então, já precisou emprestar algum lápis do coleguinha e usou um lápis dessa marca. Velha conhecida dos brasileiros, desde sempre é considerada uma das melhores marcas escolares e o preço é acessível: as caixas com 12 lápis geralmente são encontradas a partir de R$10,00 e as com 48 cores custam em média R$60,00.

























Maped: marca relativamente nova no mercado brasileiro, ficou muito conhecida há algum tempo quando a febre dos livros de colorir para adultos atingiu seu auge e os lápis da Faber-Castell sumiram das prateleiras (pouco tempo depois, os Maped's também eram quase impossíveis de serem encontrados). Pode ser comparada aos lápis de cor da Faber-Castel tanto em questão de qualidade quanto de preço, diferenciando-se pela embalagem, formato dos lápis (Faber: sextavados - Maped: triangulares) e cores encontradas em cada caixa.




















Em breve farei uma análise mais completa de cada marca de lápis, apontando todos os seus pontos positivos e negativos, mas por enquanto deixarei um breve comparativo de cores entre a caixa com 48 lápis da Maped e a da Faber- Castell, já que muitas vezes esse é um dos critérios mais importantes na hora de escolher uma nova caixa de lápis de cor:


Como já era de se esperar, tem muitas cores que se repetem em Faber e Maped. Muitas mesmo. Praticamente todos os amarelos, laranjas e vermelhos são iguais. 
Tem também muitas outras praticamente iguais, com diferenças mínimas, que podem facilmente ser confundidas, como é o caso da maior parte dos verdes e alguns azuis. 
Algumas são parecidas, "ocupam o mesmo lugar", mas é fácil perceber que são diferentes, como os marrons, rosas e roxos, além do dourado e prata. 
Por fim, algumas cores bem diferentes de uma caixa para outra, daquelas que não é possível estabelecer um paralelo. Na caixa da Maped encontramos 4 cores fluorecentes (rosa, verde, laranja e amarelo), além do Fuchsia, e na caixa da Faber-Castell temos Ocre, Salmão, Laranja claro, Marrom escuro e Cinza escuro.

Se você recentemente teve uma caixa de alguma dessas marcas e ainda tem alguns lápis, mesmo que pequenos, vale a pena comprar a de outra marca esse ano, pois juntando as duas terá uma variedade maior de cores. Porém, se essa será sua primeira caixa de 48 cores de qualquer uma das marcas, cabe a você decidir quais cores serão mais úteis: os fluorescentes da Maped ou "ou outros" da Faber? Essa é uma questão mais pessoal e cabe apenas a você decidir, mas qualquer uma que você escolher pode ter certeza de que terá sido uma boa escolha em questão de qualidade da linha escolar ;)

3 comentários

  1. Boa noite ótima analise essa eu tenho apenas maped 12, 24 e 36 pensei em compra a de 48 mas na época estava cara agora esta mais ainda kkk, tenho os da faber 36, 48 aquarela e 60 comuns e vendo isso não compensa mudou pouco os fluos so falta o verde mas não compensa kkk agora existe os 60 da Tris mega soft são exatamente a mesma da maped menos os fluos é ótima eles no mercado livre comprei por 58,90 em alguns lugares estão 70, comprei hoje os da 50 da crayola para compara dissem ser muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Nada supera a caixa de 60 cores da linha Mega da marca TRIS. Vale muuuito experimentar!

    ResponderExcluir
  3. ah isso é verdade da uma olhada aqui para ver eles são demais mesmo
    https://batalhadoslapis.blogspot.com.br/2017/05/lapis-de-cor-da-tris-60-cores.html

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo