Terminei de Ler... Recomeço





RECOMEÇO
Autora: Cat PAtrick
Páginas: 304
Formato: 14 x 21 cm
Editora: Intrínseca








Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço.




Então, terminei de ler Recomeço, da autora Cat Patrick. Nele conhecemos a história de Daisy, atualmente com 15 anos, e que morre logo no primeiro capítulo, que a propósito, tem apenas 3 páginas.
"Mas como assim a história é sobre ela e ela já começa o livro morrendo?". Sim, porque ela participa de um programa (de testes?), chamado Recomeço, e tem acesso a uma espécie de substância capaz de reviver alguém tenha morrido.
O programa Recomeço iniciou há cerca de 10 anos, quando um ônibus com 21 pessoas, a maioria crianças entre 4 e 11 anos, sofreu um terrível acidente. Oficialmente, todos os ocupantes do ônibus morreram, mas secretamente alguns passageiros puderam ser salvos pela substância em teste e foram "realocados", ou seja, ganharam uma nova identidade e foram morar em outros lugares para garantir a confidencialidade do projeto.
Daisy é uma das crianças que reagiram positivamente ao Recomeço e agora ela mora com os agentes Cassie e Mason que fazem as vezes de seus pais nas cidades para onde eles se mudam, e isso ocorre toda vez que Daisy sofre uma "nova morte", o que já ocorreu cerca de 4 vezes.
Após a morte mais recente, Daisy e seus "pais" se mudam para Omaha e a partir daí começamos a acompanhar se dia a dia na nova escola, a nova amiga que faz (Audrey), o garoto por quem se apaixona (Matt), e sua "descoberta" de que Audrey e Matt são irmãos. Quando tudo parece estar indo bem, uma garota que acreditava que Daisy havia morrido há alguns anos a vê e logo em seguida outra 'bomba' cai, deixando o mundo de Daisy de cabeça para baixo. É aí que ela começa a se questionar em quem pode confiar e qual a finalidade (e utilidade) do projeto em que está inserida e logo se vê no centro de um perigoso jogo.

Recomeço é um livro que traz uma grande ideia desenvolvida de forma ordinária. A ideia de existir um medicamento capaz de reviver pessoas que tenham acabado de falecer, ainda que sob algumas circunstâncias, e um programa secreto sendo desenvolvido é instigante e apelativa, teria tudo para ser um ótimo livro, mas devido ao desenvolvimento que teve, acabou se tornando um livro apenas razoável, mediano. A história é contada do ponto de vista de Daisy, então sabemos tudo que ela pensa e sente, mas como ela tem apenas 15 anos seus questionamentos giram em torno de suas amizades, principalmente. É aí que percebe-se que a narrativa perde o foco. Não há nada demais em termos relações amorosas em livros adolescentes, isso é praticamente uma regra de tão comum, porém, ao focar excessivamente neste ponto a autora acabou deixando a história do 'Recomeço' meio mal contada em várias pontos e com diversas pontas soltas no final.
Apesar de ser um livro voltado ao público infanto juvenil, poderíamos ter mais detalhes sobre outros fatos, além das relações pessoais e amorosas de Daisy. Não sobre a fórmula do 'Recomeço' ou do funcionamento interno do programa secreto, mas por exemplo, em determinado ponto do livro há a menção de que certos personagens (importantes no desenvolvimento da história) estão em prisão preventiva, porém não há a explicação de qual foi o crime cometido que culminou nessa prisão e como se deu a denúncia, uma vez que tratando-se de personagens com alto poder aquisitivo poderiam facilmente continuar em liberdade provisória. Outras cenas que deveriam ser mais tensas ou emocionantes, como invasões, sequestros, tentativas de homicídios, etc (não estou afirmando que tem, ou não, tudo isso no livro) também são contadas de forma extremamente rápida e superficial, o suficiente apenas para o seguimento da trama. E isso inclui o conhecimento e importância que Daisy dá ao programa, mesmo sendo parte dele e tendo acesso à muitas informações que não estão disponíveis aos outros participantes. Em compensação, sobre seus sentimentos e conflitos internos sabemos de muitos detalhes.
Ao final, a história termina de forma previsível, e os últimos capítulos tem um ar de "conclusão", como uma explicação sobre o "destino atual" de alguns personagens e o que aconteceu com eles, e nem sequer menciona o que aconteceu com outros. Apesar de alguns não terem muito destaque durante a história em si, seu desfecho é importante considerando os acontecimentos mais recentes e a autora poderia ter dedicados alguns parágrafos a eles.
Recomeço é um livro com personagens cativantes dentro de sua normalidade, devidamente inseridos em um 'mundo adolescente' e isso me deixa com a impressão de que o livro foi escrito quando a autora ainda era muito nova, e não tinha tanta experiência em escrever cenas com mais adrenalina quanto tinha em diálogos e questionamentos adolescentes, por exemplo.
Apesar de tudo isso, como é um livro relativamente pequeno (formato 14x21 cm, com 304 páginas) e super rápido para ser lido, com linguagem fácil e desenvolvimento satisfatório, é um bom exemplo de livro infanto juvenil, para leitores que tenham por exemplo a idade da protagonista, ou entre 12 e 17 anos (na minha opinião). Leitores que esperam grandes surpresas e reviravoltas de um livro podem se desapontar, e mesmo que leiam apenas com o objetivo de distrair-se com algo leve, podem decepcionar-se por falta de alguns detalhes no final. Porém, não é nada tão sério, e caso os "detalhes técnicos" não sejam de tanta importância para quem lê, certamente recomendo.

Caso você queira saber mais detalhes do livro físico (e compreender porque o chamei de "livrinho" acima), é só visitar o De Olho no Livro... Recomeço, que encontrará todos os detalhes e muitas fotos :)
Caso você tenha se interessado pelo livro, pode adquiri-lo nessas lojas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo