História sem fim...

Não, não estou me referindo àquele filme que passava na sessão da tarde e que recentemente eu descobri que existe o livro (que eu ainda quero ler). Também não estou falando daqueles livros que são escritos com o propósito de deixar o final em aberto, principalmente o destino da personagem principal para uma possível continuação ou simplesmente porque o objetivo era deixar um suspense mesmo.
Estou me referindo aos livros que deixam pontas soltas no final, concluem a história "principal" mas parece que esqueceram de alguns personagens, q por mais secundários que fossem, poderiam ter um final mais explícito. Coisas que poderiam ser escritas em um paragrafo e que fariam um grande diferença no final das contas. Claro que sempre tem algumas pessoas que defendem a ideia de que "assim você pode imaginar o que gostaria que tivesse acontecido com ele(a)", mas esse não é o meu caso. E se eu não fico realmente revoltada/chateada por essa "falha", no mínimo isso faz com que esse eu não pretenda reler aquele livro ou outros do mesmo autor, pelo menos não por um bom tempo ou por uma boa razão.
Digo isso porque os dois últimos livros que li terminaram assim. Um Segredo de Família e Invisíveis contam histórias interessantes, com um mistério ou segredo a ser revelado, mas no final me deixaram pensando: "Mas e fulano, o que aconteceu?", "Tal pessoa ficou sabendo disso" e "e depois, o que ele fez?". Repito, o final dos personagens principais foi bem relatado, pelo menos o suficiente para me convencer, mas com uns 2 parágrafos a mais em cada livro, acho q teria um acabamento bem melhor .
Dos livros não posso reclamar demais, afinal de contas, comprei ambos sem nenhuma indicação, apenas porque estavam baratos no Submarino, e quando digo baratos, quero dizer muito baratos, mesmo. Pelo invisíveis paguei R$5,31 e pelo Um Segredo de Família R$4,95, mais o frete, q dividido por todos os livros q comprei junto dá menos de R$1,50... ou seja, juntos me custaram menos de 15 reais e me ocuparam umas boas horas. 

A HISTÓRIA: Invisíveis começa muito chato, tipo, muito chato mesmo, bem arrastada a narrativa, e até parece q vc esta lendo sobre a vida de pessoas do seu dia-a-dia. Só fica bom mesmo quando chega na metade, q aí realmente vc tem várias lacunas a serem preenchidas até o final do livro, e isso é feito gradativamente. Por exemplo, se vc tiver 4 pontos a serem esclarecidos, cada um deles é esclarecido em 50 páginas, sem pressa, sem muita tensão e sem muita adrenalina... não, não é chato, pq ele vai instigando a sua curiosidade. Vc lê o livro querendo descobrir as coisas e não pela empolgação q ele proporciona, logo, se vc não se incomodar de ficar sem saber o que houve, não tiver um mínimo de curiosidade para saber da vida dos outros pode abandonar o livro na metade...
(Foto "roubada" daqui)
O LIVRO: o livro é grande, formato "normal" como eu digo, medindo aproximadamente 17x23 cm e tem umas 380 páginas. Possui folhas amareladas e orelhas nas capas e a letra achei meio pequena, nada comparado às versões econômicas, dá pra ler perfeitamente, mais aí vc ja percebe que a história é longa. O título é em dourado na capa em tons de cinza/branco/preto. Bonito!

A HISTÓRIA:  Um Segredo de Família tem um pouquinho mais de suspense, te deixa mais curioso, e também, o personagem principal tem uma vida bem agitadinha paralelamente à história "tema" do livro. Isso faz com que a leitura flua um pouco mais, pois enquanto espera pelo desfecho de uma historia, muitas outras coisas vão acontecendo e te fazendo ler "só mais um capítulo" pra saber o que aconteceu depois. Mas assim como ele é mais dinâmico durante a leitura te deixa mais inquieto quando termina, se perguntando: "como é que é? o que aconteceu com ela mesmo?". Confesso que passei o livro quase inteiro achando que o segredo era uma coisa q na verdade não era, então de alguma forma me surpreendi com o final inesperado, embora não tao empolgante no meu ponto de vista.
(Foto "roubada" daqui)
O LIVRO: em formato "normal" também, possui cerca de 250 páginas. Páginas brancas. Possui orelhas nas capas e a arte me fez lembrar muito os livros de Dan Brown (acho que por isso que comprei). Parece um  pergaminho e me lembra da Mona Lisa. Cria um suspense!


Ahh.. não que isso seja relevante, mas coincidentemente ambos foram escritos por mulheres. Acho que isso não interfere em nada, mas lá no fundinho eu tinha a impressão de que tirando Nicholas Sparks, romances e comédias eram escritos por mulheres e suspenses e livros de ação por homens (preconceito não, falta de conhecimento)... não acho mais isso...
E desculpem não ter fotos "originais" dos livros, mas é que quando achei minha câmera já tinha trocado o Invisíveis pelo Skoob, e fiquei com preguiça de procurar o carregador de pilhas só para fotografar um livro :P

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo